terça-feira, 18 de novembro de 2008

Culto Pentecostal Moderno em Xeque

Que expressar nossa fé em Deus de forma fervorosa é correto, todo cristão já deve saber, mas hoje em dia poucos estão dando valor à razão e à reverência no ato do culto/missa. Percebo isso, principalmente em igrejas pentecostais, que fazem do culto divino um verdadeiro espetáculo, com gritos e gestos desnecessários (ilustrados na arte logo acima, com um certo exagero humorado), uma verdadeira confusão que "espanta" até mesmo Deus do meio deles, assim como também se tornou comum no meio católico, com a "renovação carismática". Penso que muitos que fazem este tipo de culto só estão atraz de emoção e bênçãos imediatas, alguns falando em línguas estranhas (às quais eles mesmos não entendem) em detrimento da aprendizagem firme e essencial do verdadeiro Evangelho no aperfeiçoamento do caráter e alcance da verdadeira paz dos fiéis, por exemplo.

A algum tempo atrás, por curiosidade e estudo, ao voltar da faculdade, passei em frente a um ginásio de esportes municipal de Maringá e na ocasião estava sendo realizado um congresso mundial de uma determinada igreja pentecostal. Então decidi entrar e pesquisar como era. Sinceramente, os gritos que davam (usando o microfone) me passou a impressão de que faziam aquilo por achar que Deus estava muito longe e, por isso, precisavam gritar bem alto (fazendo toda a Maringá escutar, hehehe!) para Jesus os escutar (devem pensar que Ele é surdo). Fora as músicas com ritmos de bateria, guitarra, etc., onde quem estava de fora poderia pensar que era um show comum, se não fosse a letra em louvor a Deus.

Sabe-se que Deus nos deixou expresso em Sua Palavra, a Bíblia, toda a informação necessária e correta para um culto que lhe agrade. Deve ser um culto temperante, empregando a razão mental, a própria emoção, a espiritualidade, a fé, o amor a Deus e ao próximo (o que não ocorre na ilustração em anexo), dentre outros fatores positivos e dentro de certos limites. Do contrário, como agradar a Deus, que por essência é o Deus da ordem?

O culto pentecostal, da forma como é empregado hoje, nem sempre surte o efeito desejado, onde acaba por fim, agradando ao inimigo de Deus. Pode ser que estejam louvando ao Senhor Deus somente com a boca, enquanto suas mentes e corações estão longe do Pai ("O Senhor disse: Visto que este povo se aproxima de mim e com a sua boca e com os seus lábios me honra, mas o seu coração está longe de mim, e o seu temor para comigo consiste só em mandamentos de homens, que maquinalmente aprendeu" - Isaías 29:13) . Atentemos pra não cair-mos no culto ao deus da confusão.

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails
Related Posts with Thumbnails
BlogBlogs.Com.Br