sexta-feira, 21 de novembro de 2008

Reflexão Sobre a Grande Difusão do Evolucionismo na Sociedade, em Detrimento ao Criacionismo

Hoje me fizeram refletir um pouco sobre o conhecimento que a população, de modo geral, tem sobre a teoria criacionista. Muitos já ouviram falar sobre a ciência da criação, mas realmente poucos sabem o que isso significa e em que isso implica e vai acarretar em nosso futuro próximo.

Ao teclar pelo MSN com uma colega de classe (somos estudantes do curso de geografia), mencionei sobre o Criacionismo a ela, mas logo percebi que era alheia até mesmo ao que significa esta palavra. Foi isso que deflagrou minha reflexão sobre o quanto o Evolucionismo está cauterizado na mente das pessoas, em um processo que começou lá no ensino fundamental, passando pelo médio e se fortificando sobre a percepção de muitos estudantes do ensino superior; isso sem falar nos mestres, doutores e pós-doutores. Um pouco da culpa disso está sobre os professores, principalmente os de ciências naturais e geografia, por exemplo; onde, dos dois principais modelos que explicam a origem do universo e da vida (evolucionista e criacionista), somente o modelo evolucionista é estudado com detalhes e de forma abrangente, em detrimento à tese criacionista. Ou pior, a maioria dos professores nem se quer esclarece a seus alunos que existem mais de uma forma de se compreender tudo o que nos rodeia, expondo a evolução (que é apenas teoria e não lei, assim como a criação por sua vez, por não poder provar que Deus existe apenas pela ciência, daí o uso da fé) como já sendo livre de todos os erros e como uma verdade absoluta, onde quem procura estudar por conta própria a teoria da criação, percebe que há controvérsias quanto a esta "verdade absoluta".

Agora vamos ao problema que isso gera e gerará na sociedade.

Bom, como toda pessoa sabe, o Evolucionismo prega que o universo surgiu através de uma grande explosão cósmica, batizada como Big-Bang, assim como ensina que os seres vivos são resultado da Seleção Natural proposta por Charles Darwin, onde os seres mais adaptados às novas condições geoambientais são os únicos de cada espécie a sobreviver, no decorrer dos também idealizados por parte desta teoria, bilhões e bilhões de anos de existência da viva. Em resumo, o Criacionismo propõe outra visão acerca destes pensamentos.

Não é difícil perceber que o Evolucionismo exclui Deus dos processos de formação e configuração do universo e tudo o que nele há. A maioria dos cientistas, por acreditar no Evolucionismo, não tem segurança ao afirmar que Deus é o Criador e Mantenedor do universo ou são "convictos" da inexistência de Jeová. Claro, isso é propagado para toda a sociedade, começando pelos discípulos acadêmicos destes cientistas, passando para os professores do ensino médio e fundamental. Em 1999, uma pesquisa publicada na revista evolucionista Nature apontou que 72% dos cientistas entrevistados não acreditavam na existência de Deus. Os números dizem tudo.

Mas o leitor pode estar exclamando: mas eu acredito no Evolucionismo e acredito em Deus também, caro blogueiro! E eu responderia que isso, no fundo no fundo é uma falsa certeza, pois é impossível conciliar Deus e o Evolucionismo. Eu já passei por esta fase na vida, até mesmo me auto declarando "criacionista-evolucionista" até pouco tempo atrás, lendo livros como "Criação e Evolução, Deus, o Acaso e a Necessidade" (Maia, Newton Freire. 1986). Mas graças ao bom Deus que atendeu às minhas orações pedindo conhecer "a verdade, somente a verdade, nada mais que a verdade" e por meio de estudos da Bíblia Sagrada, cheguei à conclusão de que a idéia mais próxima que temos desta verdade almejada é baseada nos relatos da própria Palavra de Deus (a verdade é Jesus - "...Eu sou o caminho, a verdade e a vida..." - João 14:6), que por sua vez, o Criacionismo se inspira nos relatos bíblicos. Da mesma forma alguém também poderia argumentar que a Bíblia já não é mais confiável, visto foi modificada ao longo do tempo pelo homem, então ele (o leitor cético) pode ler uma refutação a esta afirmação clicando aqui ou lendo trechos da própria Bíblia como "Santificai-vos na verdade; a tua palavra é a verdade." (João 17:17), "Toda palavra de Deus é pura; ele é escudo para os que nele confiam." (Provérbios 30:5), "Seca-se a erva, e cai a sua flor, mas a palavra de nosso Deus permanece para sempre." (Isaías 40:8), "Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a educação na justiça, a fim de que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente habilitado para toda boa obra." (2Timóteo 3:16), etc.

Por fim, o Evolucionismo e o criacionismo contribuem e contribuirão na formação de dois grupos: os que amam verdadeiramente a Deus e guardam todos os seus mandamentos (quem é evolucionista já não acredita em Deus, muito menos guardará Sua lei na íntegra) e os que rejeitam a Deus como seu criador, mantenedor, ajudador e salvador deste mundo de pecado. Desta forma, estes perecerão no dia da misericórdia divina dar lugar à Sua justiça, eliminando o mal de uma vez por todas do universo.

Logicamente, fico triste com a grande propagação das idéias evolucionistas, tornando a verdade em mentira e a mentira em verdade, como diz um texto bíblico. Que o Senhor Deus Pai ajude estas pessoas, por meio do Espírito Santo, a encontrarem e aceitarem a Jesus Cristo, o Ser que é a verdade em pessoa!



5 comentários:

Elyson Scafati disse...

Andre;

Primeiro: criacionismo não se trata de "modelo" de absolutamente nada, exceto dentro de sua crença religiosa que adota determinada nuance deste "modelo". Se comparar com outras crenças há "n" modelos de acordo com o sistema de cada uma. Não há qualquer evidência científica que suporte criacionismo seja ele bíblico, afro, indígena, egípcio, hindu, chinês, etc.

Segundo: não confunda evolucionismo com teoria da evolução; esta é científica e há muitas evidências que a suportam (anatomia comparada, fisiologia, embriologia, paleontologia, citologia, histologia e atualmente genética e bioquímica). Quanto ao evolucionismo (teoria de Spencer) esta assim como criacionismo é pseudociência.

Terceiro: vc sabe o que é teoria e qual a diferença desta com hipótese?
Creio que não. Hipótese é uma conjectura baseada em mera observação sem se desenvolver qualquer estudo sobre ela. A partir do momento que vc passa a confirmar ou rechaçar suas hipóteses, vc começa a formar uma teoria, ou seja esta tem um corpo de idéias que se sustentam ou se rechaçam pela evidência. a teoria está aberta a contestações e, cada fez que uma hipótese é confirmada a seu favor, ela se fortalece, aumentando a probabilidade de determinada afirmativa ser verdade objetiva.

Lei, no sentido cientifico, é uma regra que descreve um fenômeno que ocorre com certa regularidade. Ex. se vc jogar uma pedra de um prédio ela irá cair porque existe gravidade. uma lei científica tem de ser falseável, (passível de refutação seja em termos lógicos - um teorema qualquer, como experimentais a lei de Newton não funciona em um buraco negro e nem a velocidades próximas da luz).

Contrariu sensu, temos teologia ou filosofia.

Já, qual o corpo teórico do criacionismo? Nada. Somente se enquadra em pregação religiosa.

Elyson Scafati disse...

Quarto: Sobre verdade absoluta em ciências, não as encontramos uma vez que elas estão abertas a contestação e jamais terminam em um ponto estanque como o criacionismo e sua versão requentada o DI.

Quinto: teoria da evolução nao "prega" nem menciona nada sobre origem do universo. Ela trata de origem das espécies.

Quem trata (não prega, uma vez que se pautam pela evidência e não pela fé), sobre como surgiu o universo é a astronomia, a astrofísica, a física quântica e a teoria da relatividade.

Sexto: Em qualquer ramo científico, deus é uma variável que pode tranqüilamente ser excluída. Do contrário estamos na pregação religiosa ou viajando pela metafísica. Não há qualquer evidência de que este ou estes seres ajam na natureza.

Os deuses são subjetivos a cada ser humano, de acordo com a crença em que esta pessoa vive. Não dá para afirmar que este ou aquele deus foi quem fez o universo. YHWH é apenas mais uma das criações humanas para explicar o inexplicável. Seja este como qualquer outro deus, estão em pé de igualdade em termos de serem verdadeiros ou falsos. Aliás, um exercício para vc: traga evidências de que seu deus é melhor ou pior que um outro deus qualquer.

Elyson Scafati disse...

Sétimo: não ha qualquer empecilho de se crer em deuses (este crer baseado em fé) e crer na TE, big bang, ou origem química da vida (o crer aqui se pauta em evidências, não é uma questão de fé). Estas são disciplinas objetivas, abertas a qualquer discussão, desde que pautadas na evidência de seus estudos e não em falácias ou sofismas. Já, a crença em deuses, varia com a subjetividade de cada um e jamais haverá evidências para dizes que o deus A é melhor ou pior que o B.

Oitavo: vc sabe quando, onde e por quem a bíblia foi escrita e onde foi encontrada a inspiração para tal? Creio que também não. Comece viajando pela Acadia, Suméria, Egito, Ur, Caldeia. Pérsia e Babilônia. Ai estão as suas respostas. Toda a mitologia bíblica gira em torno de mitologias destes povos. E quem acredita nos vedas ou no zend avesta; está errado? Se sim, por que?

Nono: Pare com essa palhaçada de "nós contra eles" (quem acredita em evolução não crê em deus) ! Isso é a típica postura fundamentalista que leva a má religião e a má ciência, além de insuflar ódios e preconceitos estúpidos. Seu argumento é derrubado com uma simples pessoa a quem admiro muito: Francis Collins.

Se vc não se deu conta, já saímos da idade média há muito tempo e hoje as pessoas pode e devem pensar livremente e ter suas convicções.

Garanto que muitos ateus têm mais senso ético que muitos carolas de carteirinha. Só com essa frase que vc coloca, seu senso ético foi para a lama, pois vc cria uma forma de excluir pessoas e pode criar um sério problema.

É sabido que muitos dos adeptos de sua crença tem uma mente intelectualmente fraca (basta fazer um levantamento honesto sobre a escolaridade nas igrejas e é alarmante a taxa de analfabetos funcionais).

E aqueles de outras vertentes religiosas que têm seus respectivos deuses, também estão condenados a arder no fogo do inferno? Se sim, o seu deus está mais perto de ser um demônio que qq outra coisa.

(Estou tremendo de medo de suas ameaças!!!! até fiz cocô nas calças!!!!hehehehe)

Elyson Scafati disse...

Décimo: Resuma o que é verdade e o que é mentira para vc. Cientificamente, nossas verdades se sustentam até que sejam derrubadas por uma teoria muito bem fundamentada empírica e logicamente e sempre, pautada na evidência.

Sobre a religião, não precisamos ter evidência mas apenas fé e esta fé é verdade dentro do sistema que a abarca e não para os demais sistemas. Daí, a questão da verdade absoluta é intrínseca a cada sistema e não para o todo. Jesus é uma verdade para cristãos mas jamais o será para judeus, indianos, xintoístas, taoistas, crenças xamanísticas dentre outras, como estas não terão seus rituais e crenças verdadeiras para as demais.

Aprenda a dividir o mundo em sistemas e, assim , vc poderá aprender a conviver com a diferença.

Em suma, não tente angariar fiéis pela farsa, isso não funciona. Sei do desespero que fundamentalistas possuem para se colocarem acima de tudo como a suprema verdade, mas isso é um erro gravíssimo.

Os escritos sagrados não devem ser compreendidos literalmente (sola scriptura é uma idiotice de proporções elefantinas). Entenda os escritos pela sua carga simbólica e não como um papagaio que decora e sai por ai falando sem sequer entender o conteúdo das coisas.

É na simbologia dos escritos sagrados, seja qual for sua origem, que está o cerne para vc se tornar alguém melhor e mais sábio.

Realmente, tenho pena de fundamentalistas, pois são pessoas que já morreram para a vida e, insistentemente, tentam levar os demais para esta morte mórbida, que se resume na ignorância, nos preconceitos, na falta de razão, na injustiça, no medo, no ódio, na intolerância como notei em seu texto.

É uma pena, mas, brincadeiras a parte, se houver juízo final e pintar algum messias na área (o que eu duvido muito), acho que vocês estarão no fim da fila para pegar o "expresso paraíso", porque muitos ateus que ajudaram as pessoas por meio da maldita evolução (fazendo vacinas, cultivando espécies imunes a pragas para alimentar mais gente, estudando uma via para acabar com cânceres, diabetes, doenças degenerativas dentre outras coisinhas e, principalmente por terem mais senso ético que muitos de vocês)tomarão os primeiros lugares na fila. Acredito que para os fundamentalistas, somente sobrará o "expresso inferno" com Lúcifer sendo o condutor.

Por isso, liberte-se da ignorância e jamais coloque essa situação de amedrontar pessoas. Isso é desonesto e irresponsável para alguém que preza tanto o ideário cristão.

Ética e moral não vêm de crença religiosa, mas de uma forma de se conviver pacificamente com o outro. Daí o simbolismo de "amarás a teu próximo como a ti mesmo", que significa não faça para o outro o que vc não quer para si.

Infelizmente somos humanos, bem como animais e, muitas vezes, nosso senso ético tendo ou não crença religiosa ele falha e nosso lado animal aflora (basta ver o que houve 4 dias após o Katrina).

Elyson Scafati disse...

para vc


http://evolucionismo.org/profiles/blogs/10-licoes-curtas-para-curar-o

Related Posts with Thumbnails
Related Posts with Thumbnails
BlogBlogs.Com.Br