sexta-feira, 6 de março de 2009

As Implicações Morais do Darwinismo

A vida humana parece ter perdido sua dignidade e valor. Pergunte a um muçulmano na Sérbia, um ba’hai no Irã, ou um cristão no Sudão. Observe Jack Kevorkian facilitando o suicídio e sendo abraçado como um contribuidor sério e mesmo valioso à sociedade. A questão surge: O que é importante a respeito da natureza humana?

Tempo houve em que podíamos culpar de barbarismo, o pagão, o selvagem, ou os fanáticos. Nomes vêm à mente: Hitler, Ghengis Khan ou Pol Pot. Mas não estamos falando do passado. Estamos [no] século 21. O conhecimento aumentou: astronautas cruzam o espaço; satélites circulam o globo trazendo informação de toda parte para todos os lugares em poucos momentos; galáxias distantes são objeto de estudo; e genes dentro de nosso corpo são pesquisados em busca de uma chave para os mistérios da vida humana. Mas ainda resta a pergunta — simples, contudo muito profunda: Que há de especial em pertencer ao gênero humano?

Para muitos filósofos, incluindo alguns que se dizem cristãos, a resposta é cada vez mais, muito pouco. Com todo o conhecimento científico de hoje e o progresso técnico, uma visão completa do registro histórico, os seres humanos são ainda tentados a violar direitos humanos básicos.

Depois da Segunda Guerra Mundial, os julgamentos de Nuremberg expuseram o mal que se oculta no coração humano, e mostraram como a sociedade mais culta e civilizada pode chafurdar em esgotos morais, virtualmente apagando o significado espiritual de “humanidade”. As lições daquela guerra levaram as Nações Unidas a votar, em 1948, a Declaração Universal dos Direitos Humanos. Este documento afirmava a dignidade e igualdade de todo ser humano, exigindo que as sociedades civilizadas protegessem os fracos das agressões dos fortes. A declaração ainda está de pé. Por que, então, estamos falando de direitos humanos e dignidade?

Earl Aagaard

Um comentário:

Elyson Scafati disse...

Em resumo, temos no texto original mais um festival de idiotices.

CIÊNCIA É AMORAL E NÃO IMORAL.

Amoral é aquilo que é indiferente à moral, ou seja, esta em nada interessa para o referido campo de estudo, como por exemplo, saber porque os aneis de saturno estão lá e de onde os humanos vieram.

Imoral é aquilo que repudia a moral, como por exemplo o carnaval brasileiro com um bando de homens e mulheres nus sobre carros alegóricos.

dentro dos campos da filosofia, sociologia, religião e direito, a moral pode até ser considerada como guia de condutas para determinada sociedade.

Mandamentos éticos, André, eles se sustentam quando uma sociedade é estável. Quando ela se instabiliza, eles são a primeira coisa que vai para o saco, pois o que vale é sobreviver. O Katrina esclarece seus tormentos com a ética e com a moral, pois New Orleans até hoje está meio que uma terra de ninguém.

Ajudar ao próximo é um mandamento válido dentro de uma sociedade estável, pois o que se deseja é a preservação do grupo, das estruturas e do meio.

Quando as estruturas se vão, o meio se vai e consequentemente a sua vontade de ajudar o outro, pois seus instintos de sobrevivência e o de seus pares fala mais alto. Não é pecado, pois somos animais como cães, leões, zebras e macacos e desejamos nos preservar e ao nosso grupo (família e depois amigos), pois este garante que sobrevivamos, uma vez que somos animais sociais.

Vamos a um teste:

Vc daria a sua vida para salvar uma criança doente prestes a morrer?

Em uma situação de guerra ou catástrofe natural vc arriscaria seu pescoço para salvar meia dúzia de pessoas ou procuraria salvar sua pele?

Se vc estivesse morrendo de fome e encontrasse um cachorro (poodle toy), que é pequeno, vc o mataria e o dividiria com umas 10 pessoas?

Quanto à declaração de direitos do homem, éla é feita para proteger o indivíduo das atrocidades de governos e grupos dominantes. Mas será que ela vigora no meio de uma selva do Congo ou em uma sociedade islâmica?

Será que ela vale, na mentalidade fundamentalista de vocês para os homossexuais que tanto hostilizam?


Pois é André, por que em vez de ser mais um dos "hipócritas do templo" vc não reflete um pouco sobre isso tudo?

Related Posts with Thumbnails
Related Posts with Thumbnails
BlogBlogs.Com.Br