terça-feira, 17 de março de 2009

O Que Você Pode Fazer Quando o Seu Professor é Evolucionista?

9 DICAS para alunos cristãos em salas de aula que não são cristãs:

1. Antes de fazer uma apresentação em sala de aula ou um relatório, informe-se ao máximo sobre o Criacionismo e os problemas envolvidos com o Evolucionismo. Livros como [Origens, de Ariel A. Roth e Criação, de Alexander vom Stein] podem lhe ajudar.

2. Em muitas escolas [e universidades] públicas, há um forte sentimento contra a expressão de crenças religiosas cristãs em sala de aula. Os alunos têm mais liberdade que os professores neste aspecto. Todavia, na sala de aula, os alunos são geralmente prudentes em limitar estritamente os seus comentários a fatos científicos, ao invés de tratar de informações bíblicas ou de crenças religiosas.

3. Não se surpreenda se não for bem tratado numa escola [ou universidade] pública quando discutir sobre Criacionismo. Fique preparado para lidar com tal tratamento com uma atitude cristã apropriada. É uma triste realidade que muitos professores e administradores são muito preconceituosos e ignorantes nesse assunto—o que é compreensível - já que, na maior parte dos casos, toda a sua educação (do ensino fundamental até o superior) foi totalmente parcial nesta matéria.

4. Lembre-se de que os alunos se encontram sob a autoridade do professor, mesmo que estes sejam contrários ao cristianismo. Alunos cristãos têm a responsabilidade de respeitar a autoridade do seu professor e ser sempre corteses e respeitadores, mesmo se eles não concordarem sobre o assunto Evolução.

5. Para uma melhor relação aluno-professor, mantenha o bom humor nessa situação e seja objetivo. Fique “grudado” aos fatos. Uma atitude cristã deve ser de amor e sensibilidade para com todos, inclusive os professores. Não recorra a discussões acaloradas ou ofensas verbais. Não menospreze a crença do professor. Faça comentários e perguntas de um modo sensível que despersonalize o assunto. É muito improvável que envergonhar o professor diante da sala traga os resultados desejados! As informações devem ser apresentadas com uma atitude de boa vontade, bom humor e de sincero respeito. É mais fácil os professores responderem favoravelmente a um aluno bom e estudioso que está simplesmente buscando respostas francas, que para um que parece hostil, ranzinza, despreparado, ou com ar de “sabe-tudo.”

6. Empreste ao seu professor um bom livro sobre o assunto, especialmente um que mantenha a objetividade cientifica. Vários livros críticos do Evolucionismo escritos por evolucionistas também são de interesse. O uso destes evita fazer o assunto parecer uma guerra santa.

7. Lembre-se de que nem todos os professores, situações e salas de aula não são os mesmos. O que pode funcionar com um professor ou escola pode não dar certo com outros.

8. Tenha em mente que o principal propósito de um aluno ir à escola é o de aprender, não de testemunhar. Porém, os alunos devem permanecer abertos à liderança do Espírito Santo. Há muitas histórias emocionantes de como alunos fizeram questionamentos ou deram informações que, no final, produziram grandes mudanças na vida dos professores.

9. A oração é o ingrediente mais importante nos feitos humanos. Certifique-se de que os esforços em sala de aula estão alicerçados em tempo gasto em oração. PAIS: Aproveitem esta oportunidade para orar com o seu filho pela sua carreira cristã, atitudes e fidelidade.

Fonte: christiananswers.net

Um comentário:

Elyson Scafati disse...

Comentários:

1 - os livros: puro lixo religioso cristão.

2 - lugar de expressar crença, seja qual for sua natureza, é no devido templo e não em sala de aula.

3 - Não se trata de ignorância ou preconceito rechaçar o criacionismo das salas de aula, uma vez que este não se trata de ciência mas sim de expressão religiosa. Imagine só nas aulas de estatística valemo-nos de métodos alternativos como leitura de tarô e i-ching.

4 - vc é livre para discordar do que quiser, porém quando se tratar de assunto científico traga EVIDÊNCIAS TESTÁVEIS DIRETA OU INDIRETAMENTE que corroborem sua discordância, a fim de que não fique em discussões teológico-filosóficas que de nada interessam para a ciência.

5 - um professor ou qq um pode ter a crença que quiser, mas esta é assunto seu de foro íntimo. Ciência é crença pautada em EVIDÊNCIA não em questões de fé.

6 - a piada do ano!!! livro criacionista com objetividade científica. Vc só pode estar brincando!A guerra quem faz são os religiosos fundamentalistas e não os cientistas. Não se trata de uma questão de posicionamentos ideológicos, onde há discussões que não levam a nada, mas de questões objetivas.

7 - se o professor for um fanático religioso e não souber separar sua crença de seu trabalho certamente dará ouvidos a babaquices de garotos mal preparados voltadas à religião. A ideia é de pronto esclarecer ao pupilo que suas posições religiosas não são objeto relevante para uma aula de ciências.

8 - Se as informações forem úteis e sérias haverá muito de positivo na sala de aula, mas se forem para fazer proselitismo religioso simplesmente serão importunas.

9 - a sala de aula é um ambiente que deve serisento e imune a ideogias de qualquer natureza, pois estas não tem qualquer fundamento e quando afirmam terem há apenas uma aparência. Se quiser rezar, despachar, se martirizar, se açoitar, faça isso longe das salas de aula.

10- nas escolas não há apenas cristãos. Há uma gama de pessoas ligadas aos mais diversos cultos. A democracia não é o governo da maioria, mas o governo de todos. Assim, a escola deve ser local isento de manifestações religiosas dentro das salas de aula, sendo tais manifestações reservadas ao foro intimo de cada indivíduo.

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