quarta-feira, 25 de março de 2009

Consumir Carne Vermelha Eleva Risco de Morte, Diz Estudo

Consumir carne vermelha e embutidos parece aumentar o risco de morte, enquanto o consumo de carne branca parece reduzi-lo, revela um estudo realizado nos Estados Unidos, com resultados publicados nesta segunda-feira.

A pesquisa, que envolveu mais de meio milhão de pessoas, analisou homens e mulheres com idades entre 50 e 71 anos, a partir de 1995. Os pesquisados responderam a um questionário sobre sua alimentação e foram acompanhados nos dez anos seguintes, através do sistema de previdência social.

Durante este período, morreram 47.976 homens e 23.276 mulheres. O estudo concluiu que 20% dos homens e mulheres que comeram mais carne vermelha (média de 62,5 gramas por mil calorias absorvidas diariamente) tinham um risco mais elevado de mortalidade em comparação aos que comeram menos carne vermelha (9,8 gramas por mil calorias diárias).

A pesquisa, publicada no Archives of Internal Medicine de 23 de março, constata os mesmos resultados entre os que comeram mais ou menos embutidos. Os autores do estudo concluíram que seria possível evitar 11% das mortes entre homens e 16% entre as mulheres com uma redução de 20% no consumo de carne vermelha ou de embutidos.

Já entre os pesquisados que consumiram mais carne branca, 20% apresentaram um risco menor de óbito em relação ao grupo que consumiu carne branca.

O risco de morte provocada por doenças cardiovasculares entre o grupo que comeu menos carne vermelha e embutidos foi 11% inferior entre os homens e 21% entre as mulheres em relação aos que comeram mais carne vermelha e embutidos, destacam os autores do estudo, do Instituto Nacional do Câncer dos Estados Unidos (NCI).

[Site Terra, com informações da Agência AFP]
-----------------------------------------------------------------------------

Nota: Como no plano original divino, a alimentação mais adequada é a baseada unicamente em vegetais "...Eis que vos tenho dado todas as ervas que dão semente e se acham na superfície de toda a terra e todas as árvores em que há fruto que dê semente; isso vos será para mantimento." (Gênesis 1:29). Muitos adventistas do sétimo dia (inclusive eu) vem seguindo as instruções de Deus sobre saúde, tanto escritas na Bíblia como nos escritos da profetiza Ellen G. White e estão colhendo os frutos dessa obediência, tendo uma qualidade/longevidade de vida, em média, muito superior a de outras pessoas. Hoje, suplementos vitamínicos auxiliam os vegetarianos a abandonarem vez por todas o consumo de carne.

Quem ainda não consegue deixar de comer carne pode optar pela carne branca, mais saudável, conforme as pesquisas comprovam. Porém, a abstinência total desse tipo de alimentos é o ideal. A saúde agradece.

Disponibilizo links de alguns artigos relacionados ao meu comentário:

Longevidade e Qualidade de Vida Adventista
O preço da carne
U.S. News & World Report cita adventistas como modelo
Saúde dos Adventistas é Exemplo, Diz Estudo
SBT Realidade destaca estilo de vida adventista

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails
Related Posts with Thumbnails
BlogBlogs.Com.Br