quinta-feira, 5 de março de 2009

Brasil Adquire Navio Oceanográfico Para Pesquisas

O Ministério da Ciência e Tecnologia apresenta à comunidade científica nesta quarta-feira, em Niterói (RJ), o novo navio hidroceanográfico Cruzeiro do Sul [foto à esqueda].

A embarcação é equipada com ecobatímetro monofeixe para grandes profundidades, software para levantamentos hidrográficos automatizados, ADCP (perfilador de correntes - mede automaticamente perfis verticais da velocidade e direção das correntes oceânicas) e termossalinógrafo, que mede a temperatura e a salinidade da água do mar à superfície, registradas automaticamente durante os deslocamentos do navio.

Além disso, possui uma estação meteorológica automática, equipamento que mede e registra os principais parâmetros meteorológicos da superfície (temperatura do ar, velocidade e direção do vento, temperatura do ar e pressão atmosférica).

Até o final do mês, o navio receberá outras ferramentas de trabalho como um conjunto CTD/rosette - sensores que medem os principais parâmetros físico-químicos da água do mar, tais como temperatura, salinidade, pressão hidrostática e oxigênio dissolvido.

O Cruzeiro do Sul será utilizado em pesquisas nas áreas de oceanografia física, química e biológica, meteorologia e batimetria, o que permite o seu emprego nos trabalhos voltados para o desenvolvimento no ambiente marinho. Serão disponibilizados cerca de 80 dias de mar por ano à comunidade acadêmico-científica, para atividades e projetos de pesquisa afins.

Fonte: Site Terra, com informações do Ministério da Ciência e Tecnologia (04/03/09).
--------------------------------------------------------------------------

Nota: Gostei da notícia. O Brasil realmente precisa investir mais em pesquisas oceanográficas, pois muitas de nosssas riquezas, tanto minerais como de fauna e flora, estão no oceano. Onde precisamos ter conhecimento do que existe em nosso território marinho, também chamado de "Amazônia Azul", para podermos investir na preservação da vida nesta imensa área.

Porém, espero que o navio não se torne mais um instrumento para se fazer ciência em prol ao evolucionismo, como ocorreu com os navios HMS Beagle (retrato à direita) usado de 1831 a 36, levando a bordo o naturalista Charles Darwin e o navio de perfuração Glomar Challenger (foto abaixo e à esquerda) usado nos anos 1955-57 para fazer análises do fundo oceânico que propiciou aos cientistas determinar a idade dos fundos oceânicos e a consolidação da Teoria da Tectônica de Placas, que por sua vez fazem parte da Teoria da Evolução moderna. O problema não está em fazer pesquisas, mas nos propósitos em que a ciência é usada.
.
Sei que praticamente todas as pesquisas de ponta neste e em outros países estão alicerçadas sobre a Teoria da Evolução, mas há sérias e importantes pesquisas feitas com base nos princípios divinos, como é o caso das pesquisas e tratamentos feitos em Loma Linda, Califórnia, Estados Unidos, com um acelerador de partículas que combate céluas cancerígenas. Leia mais sobre o Cícloton de prótons e o comentário do jornalista Michelson Borges acessando o link abaixo:
.

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails
Related Posts with Thumbnails
BlogBlogs.Com.Br