segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

A Influência da Alimentação Sobre a Sociedade Moderna

Muitos já sabem que os alimentos industrializados podem causar muitos problemas à saúde humana, mas poucos estão se dando conta da abrangência decorrente destes produtos na vida social, espiritual, estudantil, dentre outras.

As grandes redes de fast-food lucram bilhões e bilhões de dólares todo ano (só o Mc Donald's faturou US$ 5,75 bilhões no quarto trimestre de 2007), sinal do mau costume alimentar do cidadãos "modernos". Da mesma forma os supermercados espalhados por todo o mundo. O grande forte destes empreendimentos é a venda de comida industrializada, que possa ser consumida rapidamente e dar o mínimo possível de trabalho na hora do preparo (praticidade). Isso é reflexo do modo como vivem as pessoas, sem tempo até mesmo para fazerem as refeições, sempre em busca de mais e mais dinheiro e bens, uma busca incessante. Mas estas pessoas não estão se dando conta (ou não estão preocupadas) com as conseqüências deste estilo de vida descontrolado. Frituras, doces e salgados são extremamente consumidos nos dias de hoje. Um veneno para o corpo. As doenças cardiovasculares, o diabetes, a hipertensão arterial e muitas outras doenças se alastraram de maneira espantosa. Países como Estados Unidos e Brasil encabeçam as estatísticas de pessoas doentes por causa do estilo de vida, incluindo alimentação. 73% da população adulta estadunidense está com sobrepeso ou sofrendo de obesidade, diz um estudo da entidade Trust for America's Health .

Não é de se estranhar que o número de farmácias em todo o mundo cresceu proporcionalmente ao consumo exagerado dos produtos alimentícios industrializados, a partir da primeira e segunda Revoluções Industriais. Em cada esquina tem uma farmácia (força de expressão), cheia de promoções do dia e outros atrativos para conquistar o freguês, pois a concorrência é grande, assim como a demanda. Enfim, um mercado em expansão.

Além da gordura, excesso de doce ou sal, ainda são encontrados em muitos alimentos industrializados conservantes, estabilizantes, corantes e outras substâncias nocivas à saúde daqueles que consomem estes produtos. Isso sem falar nos industrializados produzidos com vegetais transgênicos e carnes de animais geneticamente modificados, até então, sem respostas confiáveis da ciência sobre sua segurança para a ingestão humana.

Ou seja, os mesmos alimentos que proporcionam ao homem moderno praticidade e agrado ao paladar (deturpados, devo lembrar), são os mesmos que geram sua ruína.

Quanto a outros problemas que a má alimentação gera, podemos destacar que a relação espiritual entre as pessoas e Deus fica alterada, onde estes alimentos ou bebidas (principalmente alcoólicas) podem desencadear estímulos extremos e desregulatórios, tomando a atenção e concentração no ato da oração (nossa principal forma de se comunicar com Deus), assim como gera problemas no interesse em ler e compreender a Bíblia, por exemplo. Isso porque as partes do cérebro responsáveis por estas funções ficam prejudicadas. O lóbulo frontal, por exemplo, responsável pelas tomadas de decisões e raciocínio lógico, pode não atuar como deveria, se for nutrido por substâncias nocivas encontradas em muitos alimentos ou bebidas industrializados. Com isso, nossas faculdades mentais podem ser prejudicadas. Estudar pode se tornar algo difícil e cansativo, orar então, nem se fala.

Analisando tudo isso, percebe-se que voltar a nos alimentar com alimentos naturais, tais como verduras, frutas, cereais integrais, leguminosas, raízes; além de muita água pura, prática de exercícios físicos e comunhão com Deus, é a melhor forma de se defender destes problemas do homem moderno. Por que? porque são os alimentos que o nosso Deus nos deixou originalmente, para que possamos nos alimentar com saúde (Gênesis 1:29 e outras referências bíblicas). O nosso Criador sabe do que somos feitos e do que precisamos para funcionar corretamente. Ele nos deixou todas as instruções necessárias em Sua Palavra, mas também nos deu o dom do livre arbítrio. Afinal, Ele diz em um verso bíblico: "Os céus e a terra tomo, hoje, por testemunhas contra ti, que te propus a vida e a morte, a bênção e a maldição; escolhe, pois, a vida, para que vivas, tu e a tua descendência..." (Deuteronômio 30:19). Vamos voltar aos princípios da vida!

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails
Related Posts with Thumbnails
BlogBlogs.Com.Br