segunda-feira, 8 de dezembro de 2008

Rádios Evangélicas "Vizinhas" Pregando Doutrinas Totalmente Diferentes

Como em todas as noites, estava eu ouvindo nesta madrugada (8 de dezembro) a rádio adventista de Maringá, a Rádio Novo Tempo 104,9 FM, pertencente à Rede Novo Tempo de Comunicação. Nisto, outra freqüência de outra rádio se sobrepôs à Novo Tempo (meu rádio ainda é daqueles com seleção de freqüência analógica) e logo percebi que era da rádio "vizinha", a rádio da Igreja Universal do Reino de Deus, intitulada Rede Aleluia 104,3 FM. Então notei algo muito curioso nas duas pregações que estavam sendo transmitidas simultaneamente, uma em cada rádio:

Na Rede Aleluia um pastor estava dirigindo o programa chamado "Espaço Empresarial" que vai ao ar das 0 horas à 1 da manhã, falava sobre "as bênçãos que Deus dá aos que fazem sacrifícios em dinheiro a Deus, como dízimo e ofertas", colocando pessoas dando testemunho sobre o que receberam, supostamente de Deus, após participarem de um ritual da Igreja Universal chamado "Fogueira Santa dos Sete Montes de Israel", onde a pessoa dá o dinheiro, crente em que será retribuída financeiramente por Deus, de forma muito superior. O pastor enfatizava várias vezes a importância de fazer o sacrifício de dar o dinheiro pra Deus (por meio da igreja), em troca das bênçãos do Senhor. Enfim, estava pregando a teologia da prosperidade. O principal público visado logicamente são empresários que não vão muito bem nos negócios, pessoas desesperadas que buscam uma saída para resolverem seus problemas com as dívidas acumuladas, à espera de um milagre em suas vidas. A impressão que tive ouvindo esta pregação foi que a chave para resolver os problemas, principalmente financeiros, é o sacrifício de algum bem material a Deus (que fica em posse da Igreja Universal), e não a fé em Jesus Cristo, nosso representante no Céu junto a Deus Pai. O problema disso tudo está aí, não mencionavam o suficiente sacrifício que Jesus fez por todos nós na cruz do calvário, ao qual nos dá o direito de recebermos as bênção de Deus se crer-mos em Jesus. Ou seja, tiraram Cristo Jesus de Sua função como mediador entre Deus Pai e a humanidade.

Já na Rádio Novo Tempo os programas "Tempo de Refletir" e o "Palavra Viva" discutiam, além de outros temas, o sacrifício de Jesus por cada ser humano, expondo que por meio dEle temos a reconciliação com Deus, e através dEle podemos todas as coisas. "Tudo posso naquele que me fortalece" (Filipenses 4:13). Não é o sacrifício de dinheiro ou qualquer outra coisa material que tocará o coração de Deus para que nos ajude, mas sim a fé em Jesus. Do contrário, podemos cair no mesmo erro de Caim, que quis oferecer a Deus o fruto de seu trabalho, em sinal de querer comprar a simpatia e a salvação do Senhor; mas Deus recusou sua oferta, pois somente o sacrifício de Jesus Cristo pode salvar o homem do pecado; Abel entendeu isso, oferecendo o que Deus ordenara, um animal fruto das primícias do seu rebanho, que simbolizou o sacrifício de Jesus (Gênesis 4:3,4). O homem não tem nada a oferecer a Deus a não ser a fé em Jesus. Aí sim, a verdadeira bênção almejada pelo fiel virá, conforme a vontade Deus e o que for melhor para a pessoa requerente.

Esta diferença de ensinamentos destas duas redes de comunicação evangélicas deixa claro que a liberdade de informação está em pleno vigor, bastando saber diferenciar o que é coerente e o que não é. A forma de saber isso, com certeza é lendo a Bíblia, somente assim poderemos diferenciar o que Deus aprova e o que desaprova. Mas como explicar os resultados obtidos por aqueles que dizem ter recebido bênçãos de Deus após sacrificarem algo pra Ele, em troca de favores pessoais? Será que é mesmo Deus que está "abençoando" estas pessoas ou alguém que tem poder para isso, mas que quer manter estas pessoas na ignorância e voltadas ao egoísmo, em detrimento ao sacrifício do Senhor Jesus por nós?

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails
Related Posts with Thumbnails
BlogBlogs.Com.Br