sexta-feira, 5 de dezembro de 2008

Consertos no Colisor de Hádrons Custará Até US$ 29 milhões

O Cern (Centro Europeu de Pesquisa Nuclear) divulgou hoje (5/12/08) que para fazer reparos no Grande Colisor de Hádrons precisará investir até 29 milhões de dólares. A notícia li no site Terra.

O Grande Colisor de Hárdrons é a maior e mais complexa máquina já construída pelo homem e tem a finalidade de colaborar nas pesquisas nucleares, onde um dos objetivos é tentar simular o tão defendido pela ciência convencional Big-Bang (Grande Explosão a partir da qual o universo teria se formado). Os custos para montar o LHC (sigla em inglês para Grande Colisor de Hádrons) foram de 10 bilhões de francos suíços, cerca de 8,28 bilhões de dólares; é bancado por 20 países europeus mais outros países como Estados Unidos e Rússia. O porta-voz do Cern, James Gillies, disse que o dinheiro para fazer o conserto do LHC sairá do próprio orçamento atual do Cern.

O LHC estava previsto para entrar em pleno funcionamento em setembro deste ano, mas um vazamento de hélio interrompeu as atividades, pois danificou diversas peças mecânicas do aparelho. Com isso, terão que ser desmontados 53 dos 57 ímãs que ficam no túnel circular do colisor (veja na ilustração logo abaixo) para reparos das peças danificadas e depois ser reposicionados.

Para se ter uma idéia, a estrutura do colisor de hárdrons foi feita em maior parte a cerca de 100 metros abaixo da superfície e consiste em um acelerador de partículas, que se divide em um túnel circular com diâmetro aproximado de 8,6 km e 27 km de extensão, amplificadores de ondas de rádio, ímãs bipolares supercondutores, detectores de partículas ATLAS, ALICE, CMS e LHCb (que têm altura entre 10 e 25 metros e pesam cerca de 12.500 toneladas), dentre outros equipamentos. O LHC está montado perto de Genebra, fronteira entre França e Suíça.

Se tudo der certo nos reparos, está previsto para pôr o LHC em funcionamento no segundo semestre de 2009. Os feixes de partículas de prótons serão acelerados a uma velocidade próxima a da luz e submetidos à colisão. Neste ínfimo espaço de tempo, os pesquisadores pretendem observar possíveis novas partículas ainda não observadas, podendo revelar novos segredos à ciência. Esta é uma das espectativas dos pesquisadores.

Há críticos que puseram em questão a segurança do acelerador de partículas, alertando que existem riscos de haver um acidente que poderia causar até mesmo a extinção do planeta, ao dar origem a um buraco negro. Veja um vídeo que mostra a simulação deste possível acidente clicando aqui. Fica o alerta, pois os pesquisadores que fizeram as críticas conhecem muito bem a máquina. Todavia, os pesquisadores que trabalham no Cern dizem que o risco disso acontecer é insignificante, não negam o risco, mas dizem que o LHC em funcionamento causará pequenos buracos negros, infinitamente menores que um átomo e se evaporarão quase que instantaneamente. Bom, muitos cristãos que conhecem as profecias bíblicas vão concordar que o mundo não terá seu fim por causa de um buraco negro. Então conclue-se que os pesquisadores do Cern estão corretos nisso (nisso).

Penso que este ambicioso projeto poderá contribuir e muito para o mundo científico, de modo geral, pois as descobertas e as tecnologias a partir dele obtidas serão muitas. Também serão de proveito à sociedade, pelo emprego destas novas técnicas em diversos outros setores. Porém, acredito que os resultados desta pesquisa não irão provar nada que confirme o Big-Bang, a não ser que forgem resultados por interesses próprios, visto que o universo não surgiu e não está evoluindo pelo acaso, regido por leis naturais que nada têm a ver com o Deus Criador. Como simulador do Big-Bang, presumo que o LHC não vai ser eficiente. Deus deixou expresso na Bíblia, que deu origem aos astros, estrelas e tudo que há no universo a partir de Sua palavra, de maneira planejada e desejada. O homem, Sua obra-prima, resiste cada vez mais em dizer que foi criado pelas mãos de Deus, inventando N formas de tentar provar isso. Mas um dia, quando Jesus Cristo vier com Seus santos anjos, cheio de poder e glória para buscar os que nEle acreditaram e acreditam, lançará por terra todas estas mentiras acerca de nossas origens, que muitos forçam a sociedade a acreditar, levando muitas pessoas ao agnosticismo ou até mesmo à negação da existência do Deus Criador dos Céus e da Terra.




Click sobre a imagem para ampliá-la

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails
Related Posts with Thumbnails
BlogBlogs.Com.Br