segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

Copérnico: Mesmo Morto se Torna Vítima de Meias Verdades

A seguir, trechos de uma publicação de O Estadão (20 de novembro) sobre a descoberta de prováveis restos mortais do astrônomo Nicolau Copérnico:

"VARSÓVIA - Pesquisadores informaram hoje que identificaram os restos mortais do astrônomo Nicolau Copérnico (1473-1543), comparando o DNA de um esqueleto e fios de cabelos obtidos em um dos livros do cientista polonês do século 16. A descoberta pode colocar um fim a séculos de especulações sobre onde repousam exatamente os restos mortais de Copérnico, um sacerdote católico e astrônomo cujas teorias identificam o Sol, e não a Terra, como o centro do Sistema Solar (heliocentrismo)".

(...)

"A tese final de Copérnico foi publicada no ano da morte do astrônomo. As idéias de Copérnico desafiaram a Igreja, a Bíblia e teorias prévias, e foram retomadas mais tarde por cientistas como Galileu Galilei, René Descartes e Isaac Newton".

Pois bem, fico feliz com esta descoberta importante para a ciência, Nicolau Copérnico foi um cientista à frente de seu tempo e merece ser lembrado por todas as gerações, principalmente as gerações de novos pesquisadores da astronomia, uma das ciências que mais me facina, a propósito. Porém, como geralmente acontece nas publicações da mídia, o texto citado tinha que vir acompanhado de mentiras (propositais ou não). Me refiro à passagem que o autor do artigo escreve que as idéias do heliocentrismo propósta por Copérnico eram contrárias ao que a Bíblia afirma sobre isso, o que é um grave equívoco. Na verdade, quem defendiam estas idéias eram mesmo a Igreja (romana) e muitas idéias (não todas) da época, que por sinal, eram influenciadas pela Igreja.

Já notei que a estratégia destes autores quase sempre é montar um "pacote" de informações e incluir quase que irrefutavelmente ataques à Palavra de Deus, de maneira sutil e estratégica. Note que o ataque à Bíblia foi misturado a ataques sobre a Igreja e a teorias prévias da época, em um contexto que de que estes estavam errados (concordo, com relação à Igreja e às teorias anteriores) diante das descobertas de Copérnico e outros grandes pensadores. Para o leitor mal informado sobre a Palavra de Deus e desatento, o artigo cria uma armadilha que mina a confiança na Bíblia ou acaba de eliminar de uma vez esta confiança, naqueles que já não criam na Bíblia. Como a Bíblia era "posse" da Igreja, acabou por ser incluída como errada também.

A Bíblia nunca afirmou que a Terra é o centro do universo ou do Sistema Solar (geocentrismo), essa idéia veio da tradição dos homens e não algo inspirado por Deus. Assim como muitos especulavam que a Terra tinha um formato de tablado circular e foram desmentidos (inclusive pela própria Bíblia), assim também foram desmentidos sobre várias idéias histórico-científicas. Um exemplo histórico desmentido foi o fato de a Bíblia dizer que existiu a cidade de Sodoma, ao passo que muitos historiadores dizerem o contrário. A Bíblia mais uma vez estava com a razão.

Também não é fato dizer que Galileu Galilei e Isaac Newton se incluiam nos cientistas que negavam a veracidade dos relatos bíblicos, a partir de suas idéias. A título de comentário, Newton pesquisou e escreveu mais sobre teologia do que sobre Matemática, física, química ou astronomia. O livro "As Profecias do Apocalipse e o Livro de Daniel" é um exemplo disso.

O que mais vão inventar para tentar desconcertar a Palavra de Deus heim?

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails
Related Posts with Thumbnails
BlogBlogs.Com.Br