domingo, 14 de dezembro de 2008

Versículo Bíblico Criacionista (3)

Meditaremos hoje em Gênesis 1:16 "Fez Deus os dois grandes luzeiros; o maior para governar o dia, e o menor, para governar a noite; e fez também as estrelas". Este é um texto é muito interessante. Nos leva para o campo da astronomia, astrofísica e cosmologia.

Não muito longe, cientistas descobriram que o Sol é imensamente maior do que somados todos os planetas, planetóides, satélites naturais (inclusive a Lua), asteróides, cometas, poeira e gás contidos no Sistema Solar; corresponde a 99,8% de toda a massa que há no sistema. também descobriram que o diâmetro atual do Sol é de aproximadamente 1,4 milhão de quilômetros, enquanto que o diâmetro da Terra é de 12.756,4 Km e o da Lua corresponde a 3.480 Km.

Pois bem, hoje qualquer um sabe, por exemplo, que a Lua e o Sol têm tamanhos diferentes, mas antigamente, os que não eram leitores da Bíblia ou não criam nela, pensavam que o Sol e a Lua eram do mesmo tamanho ou quase isso. Mas as Sagradas Escrituras já relatavam isso a mais de 4.500 anos, justamente no versículo 16 de Gênesis capítulo 1. Claro, muito do conhecimento acumulado até à Idade Média pela sociedade ocidental foi perdido, por causa da ignorância da Igreja Católica ao mandar destruir importantes acervos culturais como a Biblioteca de Alexandria. Tudo "em nome de Deus". Possivelmente se tinha uma noção de que o Sol deveria ser maior que a Lua, por exemplo, por causa de sua grande energia emitida, mas deve ter se perdido no "Período das Trevas", onde a ciência regrediu devido à repressão da Igreja.

Por causa da translação elíptica da Terra entorno do Sol, que faz com que a distância entre o Planeta e o astro seja variável ao longo do ano, com 152 milhões de quilômetros de distância máxima em 4 de junho (Afélio) e 147 milhões de quilômetros de distãncia mínima em 31 de dezembro (Periélio) conseqüentemente o Sol aparenta ficar maior ou menor que a Lua, conforme a estação do ano, mas é algo imperceptível a olho nu, até mesmo ao ver um eclipse solar. Por isso que os observadores do céu de antigamente continuavam a achar que o Sol e a Lua eram de dimensões semelhantes.

O resgate dessa verdade científica veio a contribuir com a confiabilidade da Palavra de Deus. A Bíblia não é um livro de ciências, mas quando menciona algo como um fato científico, nunca se engana.

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails
Related Posts with Thumbnails
BlogBlogs.Com.Br