segunda-feira, 15 de dezembro de 2008

Japoneses Buscam Tecnologia para "Ver Pensamentos"

Pesquisadores japoneses conseguiram com sucesso processar e visualizar imagens simples diretamente do cérebro humano com a ajuda de um software, no que poderá ser o primeiro passo para se fazer um registro visual de sonhos.

Os cientistas da ATR Computational Neuroscience Laboratories, com sede em Kyoto, disseram que a tecnologia desenvolvida poderá, por exemplo, ser usada para "ver" o que uma pessoa estiver pensando, inclusive durante o sono – desde que esse pensamento envolva a projeção de formas físicas, como a imagem de letras ou objetos.

O pesquisador-chefe Yukiyasu Kamitani, de 38 anos, afirmou que esta foi a primeira vez na história da ciência em que foi possível processar, diretamente das atividades cerebrais, imagens do que uma pessoa viu.

"Existem vários estudos parecidos no mundo, mas nenhum obteve tal sucesso", comemorou Kamitani.

Processo

A idéia dos cientistas era tentar emular o processo de visualização humana.

Quando uma pessoa olha um determinado objeto, a retina dos olhos captura a imagem e a converte em sinais eletrônicos, que são enviados ao córtex visual do cérebro.

A grosso modo, o que a equipe de pesquisadores fez foi estudar minuciosamente esse processo para então poder captar esses sinais e transformá-los em imagem em uma tela de computador.

Com o software criado pelos cientistas, eles conseguiram processar imagens vistas por pessoas ligadas a aparelhos de ressonância magnética.

Durante o processo de pesquisa, os cientistas estudaram diferentes comportamentos de cérebros diante de 400 imagens diversas.

Depois, foram mostradas a voluntários as seis letras da palavra "neuron".

O software processava as imagens captadas por aparelhos de ressonância magnética durante o processo de leitura do cérebro. Os cientistas conseguiram reconstruir a palavra em uma tela neste processo.

Aplicação

A aplicação prática da descoberta ainda vai levar tempo, mas a equipe está mais motivada a prosseguir com os testes.

"Esse aparelho poderá ajudar, por exemplo, pessoas com problemas físicos, como aquelas que só conseguem mover os olhos para se expressar", diz o neurocientista à BBC Brasil.

O estudo, que será publicado pela revista científica americana Neuron, vem sendo desenvolvido há três anos. Sete profissionais participam do projeto, liderados por Kamitani.

O próximo passo agora é trabalhar no desenvolvimento do software para mapear e processar imagens mais complexas e, quem sabe, até materializar um sonho.



Notícia original do site da BBC Brasil



Nota: Isso me faz lembrar da passagem bíblica que relata a revelação e interpretação do sonho do rei Nabucodonosor feita pelo profeta Daniel, concedidas por Deus a Seu servo. O homem está cada vez mais tecnológico e buscando realizar coisas que considerava impossíveis. Mas devemos estabelecer um limite. Uma coisa é certa, interpretar sonhos é possível somente a Deus, pois é o único que conhece o futuro. No relato bíblico, antes de consultar ao profeta Daniel, o rei buscou ajuda de magos, astrólogos, feiticeiros e adivinhadores, mas estes confessaram não poder revelar o sonho que o rei havia tido e esquecido posteriormente. O rei irado, mandou executá-los por "incompetência e falsidade". Deus protegeu a vida de Daniel e seus companheiros concedendo a ele não só o que o rei havia sonhado, mas até mesmo a interpretação para o sonho, que era o que aconteceria no futuro dos reinados da Terra e o fim de todos eles, com a vinda do Reino de Deus.

Não estou fazendo uma crítica ao estudo destes pesquisadores, até elogio o trabalho, visto que ajudará muitas e muitas pessoas que têm dificuldades motoras a interagir cada vez mais como toda pessoa normal. Na verdade, é um trabalho muito importante para o avanço nas pesquisas neurológicas. Só estou fazendo um comentário sobre o que pode estar envolvido junto a esta causa nobre. De maioria não cristã, muitos japoneses confiam em si mesmos e desconhecem ao Deus Verdadeiro, estando mais propensos a pensar que pela sua ciência, poderão um dia chegar a um nível tão avançado que poderão descobrir o significado dos sonhos. Lógico, há sonhos que até mesmo uma criança sabe interpretar, mas há outros que somente o Deus Eterno o pode. Não raras, muitas pesquisas vêm com propósitos de transformar as verdades de Deus em mentiras e transformar muitas mentiras humanas em verdades absolutas, caso da teoria da Evolução, que já nem é mais considerada teoria, mas um fato.

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails
Related Posts with Thumbnails
BlogBlogs.Com.Br