sexta-feira, 19 de dezembro de 2008

Brasil: Pátria Amada Sim, Idolatrada Não

Sei que o dia 7 de setembro já passou, mas quero fazer um pequeno comentário sobre parte da letra do nosso tão honrado Hino Nacional, escrito por Joaquim Osório Duque Estrada e melodia de Francisco Manoel da Silva.

O refrão "Ó pátria amada, Idolatrada, Salve! Salve!" tem uma palavra que me incomoda muito, quando me ponho a cantar o Hino à Pátria, a palavra "Idolatrada". Nossa Pátria realmente é muito amada pela imensa maioria dos brasileiros (sou um dos principais nisso) e devemos dar votos de "salve, salve", mas não concordo em demonstrar idolatria a meu Deus, pois é isso que a letra sugere, idolatrar o Brasil (ou terá outra conotação?). Sabemos que hoje em dia a palavra em questão é muito usada e banalizada, como por exemplo, quando uma pessoa quer demonstrar muito amor a outra pessoa diz "eu te adoro", que é um sinônimo de idolatrar. Penso que estas palavras sinônimas só devem ser usadas com referência à divindade, pois é esta a verdadeira função delas.

Os dicionários mais modernos já vêm com um acréscimo na definição de idolatrar, dando o sentido de "idolatrar um ator" ou qualquer outro expoente na sociedade, podendo até ser usada para "estimar muito um objeto". Isso é reflexo do novo sentido que a própria sociedade deu para idolatrar ou adorar.

Não sei se foi esta a intenção de Joaquim Osório Duque Estrada, mas sabe-se que quando encomendaram uma canção para a Pátria a ele, recomendaram que fosse uma música que estimulasse muito o sentimento patriota da população. Enfim, ninguém falou nada de início sobre a letra do Hino eleito, e ele está aí.

Entretanto, meu patriotismo não mudou nada por causa disso, mas devo fazer esta ressalva quanto à letra do Hino Nacional, por ser um "pequeno grande problema". Dessa forma, quando canto o tributo ao País, sempre pulo a parte que "força" uma certa idolatria na mente das pessoas. Não pense que estou sendo muito trágico, pois tem gente que idolatra coisas até mesmo mais simplórias, como um carro, uma casa, dinheiro...

Muitas pessoas cantam nosso Hino sem se dar conta do que fazem, visto que a maioria canta sem mesmo saber o que está cantando na verdade. Garanto que se fizéssemos uma rápida entrevista com algumas pessoas aleatoriamente, pedindo para cantarem o Hino Nacional, uma boa parte cantaria errado (por não saber o que significam algumas palavras ou expressões do Hino), sinal de que é apenas algo que se decora e não se canta conscientemente.

3 comentários:

Hugo Ícaro disse...

Meu caro amigo,

Concordo plenamente contigo!
Aliás, penso que sou até um pouco mais "fanático"... eu realmente não consigo cantar o hino do Brasil!
Mas isso não me preocupa, afinal, como diz Paulo, a minha verdadeira pátria é a pátria celestial! (Hebreus 11:14-16)
Se for pra cantar um hino, canto assim:
Da linda pátria estou mui longe, triste eu estou
Eu tenho de Jesus saudade, quando será que vou? (HASD 340)

Parabéns pelo blog!

Abraço!

Unknown disse...

meu caro irmão

realmente essa frase é cantada por mim porque eu decorei o hino nacional...hehehehe

preciso prestar mais atenção no q eu canto ou falo...
abraço...

parabens pelo blog!!!

Unknown disse...

Olá, Boa Tarde!
Primeiramente quero parabenizar o seu blog e dizer o quanto fiquei feliz ao encontrar o seu blog com assuntos tão interessantes, e para minha surpresa um link do meu blog na sua página [Ciência da Criação]. Obrigado por ajudar a divulgar a Palavra de Deus. Também sou Adventista do Sétimo Dia e moro em Cuiabá/MT, ironia do destino [ou não], nasci ai em Maringá. Espero que posssamos trocar muitas informações para engrandecer o nome desse nosso BOM DEUS a todo povo, lingua e nação. Forte abraço,

Related Posts with Thumbnails
Related Posts with Thumbnails
BlogBlogs.Com.Br