quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

Cada Neurônio Guarda Até Um Minuto de Memória, Diz Estudo

Pesquisadores americanos descobriram recentemente que cada neurônio é capaz de armazenar até 1 (um) minuto de informações.

Segundo o psiquiatra Don Cooper, do Southwestern Medical Center da University of Texas, em Dallas, um dos responsáveis pelo estudo, a pesquisa ajuda a mostrar como o cérebro é capaz de armazenar informações temporárias e é o primeiro estudo do gênero a conseguir identificar o sinal que estabelece uma memória celular não permanente.

O desenvolvimento dessa pesquisa poderá ajudar no tratamento de pessoas que sofrem de distúrbios mentais, vícios e perca de memória proveniente do estresse.

"Se pudermos identificar e manipular os componentes moleculares da memória, poderemos desenvolver drogas que melhorem a capacidade de uma pessoa de manter essa memória temporária para que ela possa completar tarefas sem ser perturbada", disse Cooper.

"Para pessoas viciadas em drogas, podemos fortalecer essa parte do cérebro associada à tomada de decisões, permitindo que elas ignorem impulsos e avaliem as consequências negativas do seu comportamento antes de usar drogas." Complementou o cientista.

O estudo ainda propõe um paralelismo entre o sistema de processamento de dados do cérebro e o dos computadores, assim como o armazenamento de informações.
.
Artigo baseado na informação da Agência EFE S/A, divulgada pelo site Terra. Leia o artigo original clicando aqui.
------------------------------------------------------------------------

Nota: É isso que me alegra e me atrai à ciência, descobrir como nosso corpo (e dos outros seres vivos) é complexo e ao mesmo tempo organizado, indicando um planejamento arquitetônico muito bem detalhado e perfeito, por parte do nosso Criador.

Entretanto, já não somos mais como Deus nos criou, estando sujeitos à problemas físicos e mentais como na notícia acima, além de outros problemas de ordem espiritual, por exemplo. Estamos num processo degenerativo a partir da entrada do pecado (e suas consequências) nesse mundo. Ou seja, hoje, somos mais uma imagem borrada de nosso Criador do que a imagem e semelhança dEle. Porém, Ele ainda nos ama.

A boa notícia disso tudo é que no Céu, aonde os cristãos almejam ir, seremos restaurados ou recriados por Deus, podendo voltarmos a usar cem por cento de nossa capacidade cerebral (hoje, em média, se usa dez por cento disso, e olhe lá...). Por enquanto, temos que nos contentar com a ajuda da ciência no tratamento de doenças da mente e outras.

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails
Related Posts with Thumbnails
BlogBlogs.Com.Br