sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

Versículo Bíblico Criacionista (7)

Como é a sétima postagem sobre versos bíblicos criacionistas, não poderia perder a oportunidade de comentar sobre o sábado, o sétimo dia da semana. Escolhi dessa vez dois (e não um) versos para refletir-mos:

"E, havendo Deus terminado no dia sétimo a sua obra, que fizera, descansou nesse dia de toda a sua obra que tinha feito. E abençoou Deus o dia sétimo e o santificou; porque nele descansou de toda a obra que, como Criador, fizera." (Gênesis 2:2 e 3).

O sábado foi estabelecido por Deus por mais de um propósito: serve ao homem como dia de descanso do seu trabalho rotineiro, para uma maior e especial comunhão com Deus, o dia da celebração da obra criadora, sinal entre Deus e Seus filhos, dia para pregar o Evangelho Eterno a todos que tivermos oportunidade, o dia da família se reunir para adorar ao seu Criador e Salvador, dentre outros. Enfim, serve para fazer o bem (Mateus 12:12).

Neste artigo quero destacar dois dos propósitos do sábado: celebrar a Criação e sinal entre Deus e Seu povo fiel.

Na Bíblia, o número sete simboliza plenitude, perfeição, de forma que quando Deus terminou Sua obra viu que tudo era bom, sendo melhor ainda a criação do homem ("muito bom").

O verso 2 descrito acima sugere que Deus deu o exemplo ao homem, sendo o primeiro a "descansar" no sábado, assim como um pai procura dar o exemplo a seu filho quando quer que ele o obedeça em algo. Note como esse Deus é amoroso e sábio!

Um maior sinal de amor é-nos passado no verso 3, Deus deu uma bênção especial e santificou (separou do resto dos outros dias) o sábado. Isso mostra a importância que Ele dá à obediência do homem, presenteando com bênçãos especiais todo aquele que guarda Seu mandamento (Êxodo 20:8-11). O cristão que guarda o sábado está mostrando a quem adora e quem é seu Criador, num ato de obediência e fé. Fazendo isso, o cristão automaticamente está negando a Teoria da Evolução, que diz sermos resultado do acaso e evolução de seres inferiores. Repare que o texto diz que Deus terminou Sua criação e não está a criando até hoje, em ciclos evolutivos, como sugerem alguns. Observe também que Deus selou a Semana da Criação com o sábado, como se fosse um monumento em memória a Seu ato criador.

O sábado, como sinal entre Deus e Seu povo, é descrito na Bíblia em Êxodo 31:13-17; Ezequiel 20:12 e 20; Apocalipse 7:1-3, 14:1, dentre outros, sendo o selo de Deus sobre aqueles que guardam todos os Seus mandamentos, conforme Êxodo 20. Este sinal/selo está sendo e será o diferencial entre os que adoram a Deus e os que Adoram a besta e sua imagem, que é o domingo (Apocalipse 13:15-17). Ellen White esclarece isso muito bem, em seu livro "O Grande Conflito".

O sábado é um sinal perpétuo entre Deus e Seus filhos, onde até mesmo na nova Terra que Ele há de fazer, todos guardarão o sábado como no princípio (Isaías 66:22 e 23).

Um comentário:

Anônimo disse...

1 o sabado hebreu nao é o sabado romano e os calendarios foram alteraldos por Julio cesar.

Related Posts with Thumbnails
Related Posts with Thumbnails
BlogBlogs.Com.Br