quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Papa diz que interpretação da Bíblia é função da igreja

CIDADE DO VATICANO, 26 OUT (ANSA) - O papa Bento XVI afirmou hoje que cabe à Igreja interpretar "autenticamente" a Bíblia.

"À Igreja é destinado o trabalho de interpretar autenticamente a palavra de Deus escrita e transmitida, exercitando a sua autoridade em nome de Jesus Cristo", defendeu o Pontífice, ao se reunir com cerca de 400 estudantes, funcionários e docentes do Pontifício Instituto Bíblico em comemoração aos cem anos da fundação da entidade.

Bento XVI também destacou que, sem a fé e a tradição da Igreja, a Bíblia torna-se um livro "lacrado".

"Se as exegeses querem ser também teologia, é preciso reconhecer que a fé da Igreja é aquela forma de simpatia, sem a qual a Bíblia torna-se um livro selado: a tradição não fecha o acesso à Escritura, mas, sobretudo, o abre", disse o Papa. De acordo com o Pontífice, "por outro lado, é da Igreja, nos seus organismos institucionais, a palavra decisiva na interpretação da Escritura".

"Sendo a Escritura uma única coisa a partir de um único povo de Deus, que tem sido seu portador através da história, consequentemente, ler a Escritura com união significa lê-la a partir da Igreja como seu lugar vital e acreditar na fé da Igreja como a verdadeira chave da interpretação", explicou Bento XVI.

Em certa ocasião, o Papa relembrou que o aumento do interesse pela Bíblica no decorrer deste século ocorreu graças ao Concílio Vaticano II, especificamente à Constituição Dogmática Dei Verbum Sobre a Revelação Divina.

Entre os presentes na reunião estavam o prefeito da Congregação para a Educação Católica, cardeal Zenon Grocholewski, e o padre Adolfo Nicolás Pachón, da Companhia de Jesus.

Fonte: ANSA - Lido no blog Diário da Profecia
--------------------------------------------------------------------------
.
Nota: Em S. Lucas 24:45 diz: "Então lhes abriu o entendimento para compreenderem as Escrituras." "Derramarei o Meu Espírito e vos farei saber as minhas palavras." Provérbios 1:23.
.
Deus nos garante que se desejarmos entender as Escrituras, devemos pedir a Deus Pai a orientação do Espírito Santo, por meio de Jesus Cristo (e não à interpretação deste ou daquele seguimento religioso).
.
Uma profecia em Daniel 7:25 nos revela, em linguagem simbólica, que um poder político-religioso iria mudar a Lei de Deus, sem a Sua autorização, por tentar se colocar no lugar do próprio Deus: "Proferirá palavras contra o Altíssimo, e consumirá os santos do Altíssimo; cuidará em mudar os tempos e a lei; os santos lhe serão entregues na mão por um tempo, e tempos, e metade de um tempo." Isso já aconteceu.

Por causa das interpretações do Vaticano, hoje estão difundidas certas doutrinas e dogmas sem o apoio bíblico, tais como a imortalidade da alma, a existência do inferno, do purgatório, a ascensão de Maria, a veneração de imagens, a oração intercessória pelos mortos, a guarda do domingo (em detrimento ao sábado do sétimo dia), a transubstanciação e, recentemente, a aceitação do evolucionismo, além de muitas outras ideias distorcidas que não conferem com a verdade bíblica.

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails
Related Posts with Thumbnails
BlogBlogs.Com.Br