terça-feira, 27 de outubro de 2009

Super olho de camarão inspira nova geração de DVDs [e revela design inteligente]

Agência Fapesp - 27/10/2009

Super olhos

Os olhos de um crustáceo marinho estão fornecendo aos engenheiros a inspiração para o desenvolvimento de uma nova geração de aparelhos leitores de discos digitais, eventuais sucessores do DVD.

O camarão mantis (Odontodactylus scyllarus) é encontrado na Grande Barreira de Coral, na Austrália, e tem o sistema de visão mais complexo de que se tem notícia. Animais dessa espécie são capazes de enxergar 12 cores primárias - o homem vê em apenas três - e podem distinguir entre formas diferentes de luz polarizada - algo que o homem não é capaz.

Placas polarizadoras

Segundo o estudo, feito por pesquisadores da Universidade de Bristol, no Reino Unido, células sensíveis à luz, presentes nos olhos do camarão, atuam como placas que alteram o plano das oscilações das ondas luminosas que passam por elas.

Essa capacidade faz com que esses crustáceos convertam luz polarizada linearmente em luz polarizada circularmente e vice-versa. Dispositivos conhecidos como placas polarizadoras de quarto de onda fazem essa função em leitores de CD ou de DVD e em filtros polarizadores de câmeras fotográficas ou de vídeo.

Entretanto, esses dispositivos fabricados pelo homem tendem a operar bem apenas para uma cor, enquanto o mecanismo natural dos olhos do camarão mantis funciona por quase todo o espectro de luz visível.

"Nosso trabalho revelou o design e mecanismos únicos da placa polarizadora no olho do camarão mantis. Trata-se de algo realmente excepcional, que supera qualquer equipamento que o homem tenha produzido nesse sentido até hoje", disse Nicholas Roberts, principal autor do estudo.

Simplicidade inteligente

Por que esse tipo de camarão precisa de tanta sensibilidade à luz polarizada é algo que os cientistas desconhecem. Mas se sabe que a visão polarizada é usada por animais para sinalização sexual ou para comunicação secreta, que evite chamar a atenção de predadores.

Os autores do estudo apontam que a capacidade inusitada do camarão mantis pode também atuar na visualização de presas, ao melhorar a capacidade de enxergar com clareza no meio aquático.

"Especialmente notável é que se trata de algo simples, um mecanismo natural composto por membranas celulares enroladas em tubos, mas que supera completamente os equipamentos artificiais", disse Roberts. [Nota: não seriam estas características sinais que apontam para um Criador simples e ao mesmo tempo eficiente em Suas criações? Como um criador cego (o acaso) poderia ter criado algo tão espetacular? Por meio de quais mecanismos da suposta "Seleção Natural" (que já foi secundarizada até mesmo por muitos cientistas evolucionistas)?]

Biomimetismo

"Entender o funcionamento desse mecanismo natural poderá ajudar a fabricar melhores dispositivos ópticos, que poderiam usar, por exemplo, cristais líquidos produzidos especialmente para imitar as propriedades das células presentes nos olhos do camarão mantis", sugeriu.

Não seria o primeiro crustáceo a inspirar produtos do tipo. Em 2006, um componente presente no olho da lagosta inspirou o desenho de um detector de raio X para um telescópio europeu, em trabalho coordenado por Nigel Bannister, da Universidade de Leicester.

Bibliografia:

A biological quarter-wave retarder with excellent achromaticity in the visible wavelength region
N. W. Roberts, T.-H. Chiou, N. J. Marshall, T. W. Cronin
Nature Photonics
25 October 2009
Vol.: Published online
DOI: 10.1038/nphoton.2009.189

Fonte: Inovação Tecnológica
------------------------------------------------------------------------

Nota: Um verdadeiro show de design inteligente, que se encontra na natureza, bem diante de nossos olhos. Não é à toa que o próprio Charles Darwin revelou seu espanto em relação à complexidade e eficiência do olho numa carta que escreveu a Asa Grey, em 3 de abril de 1860, que diz: "Só de pensar no olho, tenho calafrios". "Tipos altamente complexos de olhos como os nossos são um assombro de partes coordenadas que operam em conjunto para que possamos ver".

Se Darwin soubesse do espetacular olho do matins (que supera o nosso em qualidade) iria ficar mais perplexo ainda... Ele deveria ter lido (e crido em) passagens bíblicas como estas:

"Mas pergunta agora às alimárias, e cada uma delas to ensinará; e às aves dos céus, e elas to farão saber. Ou fala com a terra, e ela te instruirá; até os peixes do mar to contarão. Qual entre todos estes não sabe que a mão do SENHOR fez isto?" (Jó 12:7-9).

"Graças te dou, visto que por modo assombrosamente maravilhoso me formaste; as tuas obras são admiráveis, e a minha alma o sabe muito bem;" (Salmo 139:14).

Um comentário:

Elyson Scafati disse...

[Se Darwin soubesse do espetacular olho do matins (que supera o nosso em qualidade) iria ficar mais perplexo ainda... Ele deveria ter lido (e crido em) passagens bíblicas como estas:]

Pois é né André... Mais de um século após Darwin aprendemos como os olhos aparecem na natureza. Muitos fósseis demonstraram esse estágio, bem como aprendemos com os animais vivos aqui mesmo em nosso tempo.

Aqui as questões para amenizar seu tormento:

http://criacionistaconsciente.blogspot.com.br/2011/12/superpredador-primitivo-tinha-olho-de.html

Estude biologia!!!

Related Posts with Thumbnails
Related Posts with Thumbnails
BlogBlogs.Com.Br