sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Respondendo a um leitor cético

Um anônimo (detesto isso) escreveu a crítica abaixo (respeito isso):

"existem duas coisas que me espantam, estarrecem, apavoram e impressionam: é a capacidade intelectual do homem, e a ignorância do homem. Por exemplo, como vc, mesmo depois de estudar uma disciplina anual de geologia, e outras como pedologia, hidrografia e geomorfologia, ainda continua acreditando em historinhas pra boi dormir? faça-me o favor, larga o curso e vai pra igreja. Agora vou lhe contar uma historinha, sobre a origem do céu e do inferno, a "verdade" que vc segue [sic]. Existiu uma cvilização da itália central, que não me recordo o nome agora, que possuia grandes avanços tecnológicos, anterior a roma, que uma das caractrísticas era construir enormes túmulos decorados com lindas figuras, ilustrando assim, o que seria a vida após a morte para eles. Mas se não me engano em 400 a.c. estas ilustrações mudaram, passaram a conter juntamente com as lindas e angelicais figuras, cenas horríveis, com monstros e homens com corpos em decomposição, seria o dito "inferno". Mas porque nesta data, e neste local? porque nesta situação iniciou-se a ocupação romana, ou seja, a alternativa entre "céu e inferno" que posteriormente os romanos assimilaram em sua cultura, nada mais foi do que uma forma de recrutamento, pois, se vc lutar e resistir, vc vai pro céu, se não vai para o inferno! mas como vc não acredita nisto, vai ignorar, tudo bem, vá em frente, mas fatos são fatos...... " (8 de Outubro de 2009 - 23:15).

Minha resposta:

Você tem razão (mesmo que parcial) quanto à invenção do "inferno", caro leitor das 23:15, de 8 de Outubro de 2009. O inferno foi uma das invenções deletérias ao cristianismo surgidas na Idade Média, por meio da infiltração de ideias do paganismo e idolatria na igreja dominante na época (Igreja Católica Apostólica Romana). Já dizia Rui Barbosa: "O catolicismo, romanizando-se, se tornou um elemento deletério que decompôs a sociedade". Mas havia um povo, num pequeno número, que conservou a Palavra de Deus íntegra em seu coração, mesmo sendo perseguido por essa igreja dominante, os Valdenses, que se refugiaram nos alpes, no norte da Itália. Pesquise sobre o assunto no livro "O Grande Conflito", escrito por Ellen G. White. Você vai se surpreender, garanto.

Nós, Adventistas do Sétimo Dia, não ensinamos esta ideia de que existe o inferno, da forma como é colocado, mas que inferno é um termo usado nas Escrituras para a ideia de "sepultura", "Lugar onde não se têm consciência, não se faz nada" e NÃO uma ideia de lugar onde todos os maus vão para ser atormentados eternamente pelo fogo e pelo diabo. Isso é um erro que se ensina na maioria das denominações religiosas, junto à imortalidade da alma e a guarda do domingo como dia separado e dedicado aos interesses de Deus, infelizmente. Afinal, se fosse assim, concordaria com vocês, ateus, quanto a dizerem que "se Deus fosse mesmo amor, não deixaria as pessoas queimando no inferno, só porquê as desobedeceu". Deus irá fazer juízo a essas pessoas sim, mas conciliando amor e justiça, no Dia do Juízo final. É só ler a Bíblia sem pré-conceitos e você entenderá.

Leia Eclesiástes 9:5,6 - "Porque os vivos sabem que hão de morrer, mas os mortos não sabem coisa nenhuma, nem tampouco terão eles recompensa, mas a sua memória fica entregue ao esquecimento. Também o seu amor, o seu ódio, e a sua inveja já pereceram, e já não têm parte alguma para sempre, em coisa alguma do que se faz debaixo do sol."

Segundo a Bíblia, o homem é uma alma (e não tem uma alma, como muitos dizem): "E formou o SENHOR Deus o homem do pó da terra, e soprou em suas narinas o fôlego da vida; e o homem foi feito alma vivente." (Gênesis 2:7). Quando o homem morre, não vai direto para o Céu ou para o "inferno" ou ainda, para o purgatório, como alguns ensinam; mas torna ao pó da Terra, sem consciência do que ocorre ao seu redor: "E o pó volte à terra, como o era, e o espírito [do hebraico nefesh e do grego pneuma, que quer dizer "fôlego de vida", "sopro da boca de Deus"] volte a Deus, que o deu." (Eclesiástes 12:7). Perceba: Pó da terra + fôlego de vida (espírito - não aquele que dizem ser uma entidade separada do corpo que perambula por aí) = alma vivente (pessoa viva); na morte, o processo é o contrário: pó da terra - espírito = morte, sepultura, deixar de existir.

Recomendo que leia as 28 crenças fundamentais do Adventistas do Sétimo Dia (resumo), ou leia o livro sobre o mesmo assunto.

Bom, explicado um pouquinho isso, vamos à minha vida acadêmica relacionando com minhas crenças, que você criticou.

É justamente por estudar disciplinas tais como Geologia, Pedologia, Biogeografia, Geomorfologia, etc. que entendo cada vez mais que o que a Bíblia está mais coerente do que nunca. visto que estudando à parte os fundamentos dessas disciplinas (o evolucionismo), vejo, de forma também científica, que suas bases carecem da verdade, ao passarem pela análise da justificação teórica e empírica.

O evolucionismo cometeu um erro grave ao dogmatizar que, por exemplo, os seres vivos macroevoluíram em milhões e milhões de anos, sem ter provas irrefutáveis quanto a isso. Os métodos de datação das rochas, que são base para a datação dos estratos geológicos, e consequentemente à datação de fósseis, são discutíveis. Leia mais sobre as falhas nos métodos de datação procurando artigos no meu blog, por meio dos marcadores: geocronologia, datação, fósseis, geologia, etc. na lista de marcadores, na barra direita deste blog. O evolucionismo está longe, muito longe de ser um fato, em ciência. Gosto de estudar a Terra, mas tenho cuidado em aceitar tudo o que é ensinado no curso. O evolucionismo tem muitas outras controvérsias com a verdade, tais como os problemas com os "elos perdidos" (lembra do Celacanto?); o mistério da "explosão do Cambriano"; os problemas com a teoria sobre os mecanismos da suposta Seleção Natural; as controvérsias ao violar a Segunda Lei da Termodinâmica; não condizer com a Lei da Entropia; os grandes achados arqueológicos, onde encontram-se fósseis de animais misturados a plantas, muitas vezes, concentrados em uma região, indicando um soterramento rápido, por muita, muita água (lembrando os resultados do Dilúvio descrito na Bíblia); as evidências claras de design inteligente que há na natureza, desde uma célula até aos aglomerados de galáxias, onde os evolucionistas negam a existência do Designer, mais por questões filosóficas do naturalismo do que científicas;

Com esta premissa, não dá para acreditar em todas as interpretações para o desenvolvimento da Terra e dos seres vivos que ensina-se (ou doutrina-se) nas universidades convencionais, pois a evolução é vista como uma verdade absoluta, o que não é, de fato. O que existem são interpretações dos dados, com base no modelo imposto (evolucionismo).

Por isso, acredito e defendo o modelo da Criação, pois cada vez mais descubro pesquisas e evidências na natureza que corroboram com o criacionismo. É só você ler alguns dos artigos publicados aqui, neste blog, e em blogs e sites criacionistas de boa qualidade, como o blog "Criacionismo.com.br" e o "Ciência da Criação", por exemplo.

Estudar geografia a partir das ideias evolucionistas não é o problema maior, o problema maior é aceitar tudo o que nos é transmitido no curso passivamente, sem um senso crítico mínimo e uma análise do "outro lado da moeda", que é tão científico e religioso quanto o evolucionismo. Pense nisso.

Há muito mais que poderia escrever aqui, mas se você continuar acompanhando e pesquisando o criacionismo, vai notar que tem muita credibilidade (por isso deixei de ser evolucionista, pra ser um criacionista consciente) .

Desejo a você inquietude e vontade para estudar um pouco mais sobre o que está por trás dessas teorias, a fim de conhecer o Deus dono da ciência, de forma também racional, assim como eu o encontrei um dia e permaneço ao Seu lado, graças a Ele.

Recomendo também a você o livro "Como Tudo Começou - Uma Introdução ao Criacionismo"

Medite nisto:

“Um pouco de ciência nos afasta de Deus. Muito, nos aproxima.” - Louis Pasteur

"Uma falsa ciência gera ateus, ao passo que uma ciência verdadeira leva os homens a se curvarem perante Deus" - Voltaire.

“Em geral o homem crê só por ouvir discursos. Deveria, porém, raciocinar um pouco.” Johann Wolfgan von Goethe, escritor alemão.

“Achar que o mundo não tem um criador é o mesmo que afirmar que um dicionário é o resultado de uma explosão numa tipografia.” - Benjamin Franklin.

"É um cientista bem medíocre aquele que pretende poder passar sem fé ou sem Deus!". - Werner Von braun, criador dos foguetes que levaram o homem à lua.

"Você não deve julgar até ouvir os dois lados da história" - Aristophanes (Ano 446 AC).

“A probabilidade de a vida originar-se por acaso é comparável à probabilidade de um dicionário completo surgir como resultado da explosão de uma tipografia.” Edwin Conklin.

"O temor do Senhor é o princípio do saber, mas os loucos desprezam a sabedoria e o ensino". - Provérbios 1:7

"Se todo mundo está fazendo, não faça." (Robert K. Cooper)

"Toda verdadeira ciência não é senão uma interpretação da escrita de Deus ao mundo material. A ciência traz de suas pesquisas apenas novas provas da sabedoria e poder de Deus." - Ellen G. White.

André Luiz Marques

2 comentários:

sandy disse...

Como pensar que o cérebro com toda sua capacidade e inteligência pode ter vindo do acaso!
luiz, sua resposta é prova viva de sabedoria e inteligência, algo que só se explica no criacionismo!
parabéns.
admiro os adventistas pela inteligência e o respeito às outras religiões. Vocês são demais!

Victor disse...

Prefiro me tornar um homicida do que um criacionista, porque me tornar um criacionista seria admitir que estou errado.

Related Posts with Thumbnails
Related Posts with Thumbnails
BlogBlogs.Com.Br