Rio - Bebês devem dormir de barriga para cima para evitar a morte súbita, uma das principais causas de óbito de crianças com até um ano, segundo recomendação oficial da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), publicada recentemente. A recomendação da sociedade foi baseada em vários estudos clínicos internacionais que mostraram que colocar o bebê para dormir de barriga para cima pode reduzir em até 70% o risco de morte súbita.
“Bebês saudáveis devem dormir com a barriga para cima, com exceção dos que têm refluxo grave. Mas nesse caso o pediatra deve orientar os pais”, afirma a presidente da Sociedade de Pediatria do Estado do Rio, Fátima Coutinho.
Praticamente todos os países desenvolvidos adotam essa posição para evitar mortes súbitas de bebês. Segundo a pediatra, outros cuidados também são importantes. “O ideal é que a cabeceira do berço fique um pouco mais alta para diminuir o risco de refluxo e aspiração”, ensina, acrescentando que deve-se evitar bichos de pelúcia e outros brinquedinhos no berço.
Lençóis e cobertores também não são indicados. “Eles aumentam o risco de sufocamento. O bebê pode se enrolar”, explica Fátima. Para ajudar a divulgar a posição correta do sono, a Pastoral da Criança lançou campanha que tem como tema “Dormir de Barriga para Cima é mais Seguro”.
Fonte: O Dia Online
----------------------------------------------------------------------------
Mesmo não sendo mais católico apostólico romano, admiro muito a Pastoral da Criança. Pois assim como a ADRA (Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais) esta agência está fazendo um belo trabalho em prol à vida, como demonstrado na campanha “Dormir de Barriga para Cima é mais Seguro”. Parabéns!
Nenhum comentário:
Postar um comentário