terça-feira, 22 de setembro de 2009

Eventos na UEM discutem os 200 anos de Darwin

Começou ontem (21/09), na Universidade Estadual de Maringá (UEM), o XI Encontro Maringaense de Biologia (Emabi) e a XXIV Semana da Biologia. O tema central este ano, nada mais oportuno aos evolucionistas, é a discussão relacionada aos 200 anos de Darwin, a suposta evolução biológica e a "evolução" das idéias a partir dele.

O professor Celso Rubin explicou ao Departamento de Imprensa da UEM que "neste ano o mundo inteiro comemora os 200 anos de vida do Darwin e nada mais justo que o Departamento de Biologia da UEM promover eventos que discutam exclusivamente a vida, idéias, pensamentos, estudos de um dos maiores cientistas do século XIX."

O encontro segue até o dia 25 deste mês, onde estão previstos minicursos, conferências, comunicações e pôster, tendo como eixos temáticos a evolução biológica; a microbiologia e a saúde; a história e a evolução do ensino de biologia; a ética, a filosofia e a biologia; a botânica aplicada; a atuação do biólogo em empresas; a fisiologia evolutiva; a polinização; e a biologia marinha.

Será que neste encontro eles vão realmente discutir a quantas anda a teoria evolutiva, no que se refere aos "pequenos grandes" problemas com a teoria, tais como a complexidade irredutível que abunda nas células (observada pela microbiologia); as incógnitas sobre os mecanismos da suposta seleção natural; os traços de design inteligente (que não é aparente, como defende Richard Dawkins) contidos na natureza, em especial nos seres vivos; a complexidade e organização impressionante do DNA; passando pela paleontologia, no que se refere aos problemas com a datação de fósseis, interpretação da suposta evolução da vida; e a "explosão do Cambriano", como explicar de uma maneira que convença, tendo em vista as evidências que temos hoje em dia, que lançam descrédito sobre a evolução?

Acho que vou lá neste evento "sapear" um pouquinho, ainda hoje, e analisar o que estão discutindo. Só vai dar pra ir hoje, mesmo que meio atrasado, pois a partir de amanhã à noite começam as palestras do evento da XVIII Semana de Geografia aqui da UEM, junto ao I Simpósio Nacional de Recursos Tecnológicos Aplicados à Cartografia, e terei que participar, claro.

O que será que esse povo da Biologia tem a falar sobre ética na ciência? Estão sustentando, de mãos dadas ao Ministério da Educação, os erros conhecidos nos livros de biologia das escolas públicas do Brasil, como as ilustrações que tentam mostrar a ainda não comprovada transitoriedade dos seres aquáticos para terrestres, que é um "dogma" evolucionista.

André Luiz Marques

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails
Related Posts with Thumbnails
BlogBlogs.Com.Br