segunda-feira, 21 de setembro de 2009

A verdade sobre os GIGANTES

“Ora, naquele tempo havia gigantes (nefilim) na Terra” (Gn. 6:4)

Os israelitas tinham várias tradições acerca dos nativos de seu país. Estavam convencidos de que estes tinham sido homens de tamanho gigantescos e lhes davam diversos nomes: nefilim, refaím, os descendentes de Anac, os emim e zuzim, descendentes de zamzummim. Os emim e zuzim moravam às margens do rio Jordão, enquanto os filhos de Anac acreditavam ter sido moradores nas proximidades de Hebrom. Og, rei de Basán, a oeste do mar da Galiléia, era considerado um dos últimos da linhagem dos refaím; sua famosa cama de ferro, segundo os israelitas, media 4 metros de comprimento e 1,80 de largura, conforme Deuteronômio 3:11. Os espias israelitas enviados por Moisés desde o deserto para que fizessem um reconhecimento da “terra que mana leite e mel”, voltaram com um terrível relatório: “a terra que cruzamos e exploramos é uma terra que devora seus habitantes; o povo é de grande estatura. Vimos ali os filhos de nefilim, filhos de Anac: nós parecíamos gafanhotos perto deles e assim também como tal eles nós viam” (Números 13:32).

Figura 1 – Comparativo do tamanho dos pés de Hommo sapiens.

A Arqueologia, até a presente data, não encontrou nenhuma evidência da existência de tais gigantes, exceto, talvez, uma exceção. Se trata dos filhos de Anac. Foram encontrados no Egito, um grande número de fragmentos de cerâmica datados depois do ano 2000 a.C. que citam os nomes dos inimigos do faraó. Esta lista estava escrita sobre recipientes de argila que eram quebrados em pedaços, logo depois. A prática tinha objetivo ritualístico, pois do mesmo modo que os vasilhames eram quebrados, os rebeldes, segundo a crença dos Egípcios, seriam derrotados. Entre os vários nomes destes “rebeldes”, está mencionado uma tribo palestina cujo nome coincide praticamente com Anac e devia compreender pelo menos três clãs, uma vez que citava nomes de três líderes. Não é seguro, no entanto, afirmar cientificamente que haja uma relação entre os anaquitas e os citados na Bíblia, pois se trata da única descoberta que se relacionam com os nomes dos nativos da terra dos israelitas.

Figura 2 – Robert Wadlow (1918-1940) de 2,71 m usando um sapato tamanho 37 (EUA) ou 52 (Brasil).

Sobre a existência de gigantes sobre a Terra, ainda não há evidências próximas ao Oriente que tivessem existido ali pessoas com estatura acima dos padrões normais para nós, apesar de que temos conhecimento algumas razões para o surgimento dessas crenças e, posteriormente, tradições. Os espias de Moisés relataram que as cidades dos países eram muito grandes e que seus muros “alcançavam os céus” (Dt. 1:28; Nm. 13:28). Hoje sabemos que eles não exageravam. Era lógico que falassem de gigantes depois de haverem vivido a simples existência nômade no deserto de Sinai-Midiã e encontrassem de frente à cidades cananeas, geralmente construídas sobre os montes. Pois estas cidades possuíam muralhas de espessura que podia chegar a 4,50 metros e uma altura máxima de 15 metros. Muitas vezes eram construídas de blocos enormes. Não é de se estranhar que aqueles homens se sentiam como “gafanhotos”. Os israelitas não eram os únicos neste sentido. Os antigos gregos tinham os mesmos pensamentos acerca de gigantes. Ao contemplarem as muralhas de antigas cidades, chegaram a conclusão que só podia ser obras de gigantes; em consequência, circulava entre eles a tradição de que tais muralhas haviam sido construídas pelos ciclopes, uma raça de homens com um olho apenas relatado por Homero, sendo artífices de estatura gigantesca vindos da Ásia Menor. Disso se derivou o termo conhecido como ciclópeo.

Referência Utilizada:

WRIGHT, George Ernest. Arqueologia Bíblica. Editora Cristiandad: Madrid, 2002. p. 125-6 Disponível em: < http://books.google.com/books?id=oFx516yFWAsC&lpg=PP1&ots=IyADwrsIRK&dq=arqueologia%20b%C3%ADblica&pg=PP1#v=onepage&q=&f=false> Acesso em: 6 ago. 2009.

Traduzido por Hugo Hoffmann.

Fonte: Ciência da Criação.
------------------------------------------------------------------------------

Nota: Com relação ao ainda não comprovamento absoluto visual acerca da existência de gigantes na Terra, Ellen White, em Patriarcas e Profetas, diz que Deus, após o Dilúvio, varreu os cadáveres (inclusive de homens, que suponho haver gigantes dentre eles) de sobre a superfície dos mares para que não viessem a contaminar o ar...

Talvez Deus os tenha acumulado em alguma(s) região(ões) da Terra para que num momento determinado do futuro pudessem servir de testemunhos acerca do Dilúvio (se bem que já existem evidências disso, tais como as camadas de rochas do tipo plano-paralelas e grande número de fósseis de animais e plantas, que indicam soterramento súbito por lama, ao serem analisados), acerca dos gigantes... enfim, acerca da confiabilidade dos relatos bíblicos, etc.

Pode ser que Deus só esteja esperando o momento certo para que permita que a Arqueologia descubra essa possível importante e irrefutável prova. Como Deus quer que creiamos nEle pela fé acima de tudo, defendo uma teoria que Deus só vai permitir a descoberta desses gigantes e dos restos da arca de Noé (outra importante e irrefutável prova, caso descoberta) após o "fechamento da porta da graça", momento em que Jesus deixará de interceder pelas pessoas, pois já não haverá chances delas mesmas se arrependerem de seus pecados, onde apenas os que buscaram lavar suas vestes no sangue do Cordeiro serão salvos ("Continue o injusto fazendo injustiça, continue o imundo ainda sendo imundo; o justo continue na prática da justiça, e o santo continue a santificar-se." - Apocalipse 22:11). Muitos cientistas e pessoas comuns que até então não criam em Deus e na inerrância da Bíblia vão ver as evidências e crer (por medo) após isso, mas já será tarde...

Lembrando que isso é só uma especulação minha, mas com uma boa base para se crer.

19 comentários:

Elyson Scafati disse...

Pelo amor de Tupã e de Olorum André!!!

Gigantismo se trata de um distúrbio causado pór tumor na glândula hipófise a qual secreta em excesso hormônio do crescimento.

mas isso não faz de vc um super herói, mas uma pessoa com sérios problemas de saúde como impossibilidade de locomoção, fragilidade óssea e insuficiência de órgãos, principalmente o coração.

O próprio corrpo humano têm como limite para uma altura saudável entre 1,85 e 1,95 m.

Uma cama grande não significa que seja o leito de um gigante. Pense um pouco...

A tradição de gigantes surge a partir da própria natureza (o mar, os rios, as montanhas, os desertos, as tempestades, os maremotos, as avalanches)e as adversidades dela contra os homens no passado.

Daí, muitas vezes os gigantes serem tratados como inimigos, o que vemos na mitologia nórdica , e do Crescente Fértil.

Ourtro ponto é que os antigos, após a revolução agrícola reduziram sua estatura (caiu de 1,7 para 1,6 m), pois reduziram a ingestão de proteína animal. assim que tivesse cerca de 1,8 m seria alguém grande.

Quer dizer que deus sumiu com os cadáveres dos gigantes para não contaminarem o ar e largou para trás os dinossauros gigantes...

Sem comentários para "As loucoras de Ellen"

Quanto ao resto ui! ui! ui! Que medo!!!!

Tenha dó André isso é pior que acreditar em coelhinho da Páscoa e unicórnio cor de rosa.kkkk

Sandro MS Silva disse...

Pobres e tolos ateus...Se é verdade,caro cultuador de deuses pagãos,que ainda há muito que descobrir cientificamente sobre a Bíblia,muito já foi comprovado!E se não há muitas vezes provas,há indícios bem intrigantes..."Mas eles voluntariamente ignoram..."

Elyson Scafati disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Elyson Scafati disse...

Pobre tolo crente!!!!


Mal consegue ver um palmo adiante de seu nariz...

Biblia cietífica... me poupe Sandro. Vc é mais um brincalhão falacioso.


Traga uma e apenas uma evidência daquilo que vc afirma, já que existem tantos exemplos confirmados acerca da veracidade de seu deuzinho da mentira.

Cara, vc é tão demente e alienado que não consegue, sequer, entender uma brincadeira quando mencionei Olorum e Tupã.

Agora diga, o que confirma ser o seu deus mais ou menos verdadeiro que os que aqui citei e os tantos milhares de outros que existem?

Unknown disse...

eu só sei q a bíblia é um dos livros mais antigos do mundo e permane até hj e não é por acaso, é pq Deus quis, e nela tem muitas revelações de Deus pra nós, e ela foi inscrita por vários profetas inspirados por Deus. Incluse nela estra escrito q no fim dos tempos haveria fome, miséria, terremotos, destruições, violência...e td isso esta acontecendo e esses fatos estão se intensificando cada vez mais, eu só sei q Jesus vai voltar pra buscas os q acreditam nEle, e vai leva-los pro céu, os que num forem com Ele vão descer pro inferno e se queimarão eternamente lá dentro. Na primeira vez Jesus sangrou por vc mano, mas na segunda vez não vai ter pra onde correr, essa é a hora de se arrepender, quem não crê ja ta julgado. Acredite quem quiser. Mas quem ripor ultimo rir melhor.

Anônimo disse...

Rssssssss

Minha nossa!!!! Se no céu tiverem pessoas como a "debinha mental", deve ser um péssimo lugar. Acho que eu enlouqueceria lá.

Anônimo disse...

Qual era a altura de Golias??

André Luiz Marques disse...

Segundo a Bíblia, possuía a altura de seis côvados e um palmo (2m e 90cm).

Anônimo disse...

a altura de golias segundo as biblias mais antigas:rolos do mar morto e Septuaginta os mais antigos pergaminhos datam de 300-200a.c todos dão a altura como 4 côvados e 1 palmo um cõvado em israel na época anterior e durante o primeiro templo era de 42,8 cm e 1 palmo 22cm = 193,2 ; essa era a altura de golias um homem de 2,90 não aguentaria andar nem correr essa tradução errada (6 côvados e 1 palmo) foi criada na idade media e depois na biblia king james mas vale lembrar que a estatura de um homem na época era de 1,55 (hoje é de 1,70) ou seja se golias estivese vivo hoje ele teria mais ou menos 208cm ou seja um gigante.

Anônimo disse...

dicordo de elyson scafati e seu suposto limite de altura 1,85 1,95 é ridiculo pois oscar schmidt tem 205cm e nunca teve problemas por causa da altura tambem yao ming maior jogador da nba tem 229cm de altura e nunca teve problemas tambem jose cristovao 225cm e muitos outros. mas realmente naquela época (como eu ja disse antes) a altura media era 1,55 um homem de 1,85m já seria um gigante ja sobre os cadaveres de gigantes claro que ja acharam na cidade chamada micenas seguindo escritos de muros e placas de quase 3 mil anos sobre localização de tumulos de gigantes acharam ossos de individuos de 175cm-185cm . quanto a gigantismo essa doença nem sempre prejudica pois dependendo da gravidade pode ate ajudar para acontecer a impossibilidade de locomoção essa pessoa tem que ter mais de 3 metros de altura!!! pois sultan kosen tem 2,51 apesar de usar muletas pode andar normalmente o verdadeiro limite de uma altura saudavel é cerca de 2,25m. mas concerteza nunca existiram homems de 4 ou 5 metros de altura exitiram no máximo homem de 3,50m para mais informações sobre gigates ver site www.thetallestman.com/

Elyson Scafati disse...

Anônimo: vc tem de ver que o esqueletos humanos não têm capacidade de aguentar uma grande altura e uma massa corporal elevada.

Muitos esportistas fortalecem seus músculos o que lhes dá uma maior possibilidade de adiamebnto dos problemas.

2,05 m não se trata de uma caso grave de altura como 2,20 ou mais de altura.

O próprio site que vc apresenta confirma isso:

http://www.thetallestman.com/

Nenhum dos casos apresentado pelo site tem mais de 3 m de altura e, todos os casos trazidos à baila apresentam problemas de saúde, o que confirma a minha afirmativa de que tamanho não faz de ninguém um super heroi.

Ou seja: leia melhor o que vc apresenta como controvérsia. Assista ao documentário corpos extraordinários-gigante no discovery science.

Anônimo disse...

realmente o homem mais alto que ja viveu foi Robert Wadlow procure ler melhor o que vê a exemplos de homem de mais de 2,25m que não possuem gigantismo e são extremamente fortes exemplo:Angus MacAskill 236.2 cm mas tambem existem pessoas com gigantismo ou acromegalia que eram extremamente fortes exemplo:André the Giant,Giant Silva,Big Show todos lutadores se gigantismo ou acromegalia fossem tão ruins como voce pensa eles estariam em cadeiras de rodas não na WWE. RETIRO o que disse em relação a altura de 3,50m mas RESSALTO o que disse :gigantismo essa doença nem sempre prejudica(eu sei que o gigantismo pode acelerar a morte mas somente se a pessoa se recusar a ser tratado exemplo:André the Giant) pois dependendo da gravidade pode até ajudar pois com tratamento adequado, exercicios e boa alimantação, essas pessoas podem ficar muito mais fortes. doenças ou sindromes que aumentem a altura nem sempre nos mata ou tras grandes problemas pois muitas pessoas da minha familia (talvez até eu)tem Aracnodactilia e não tiveram problemas.

Anônimo disse...

oi sou eu de novo. Elyson Scafati essa é para pessoas como você que não acredita na biblia: provas irrefutáveis da existencia de gigantes naturais (não causado por gigantismo) provando que refaim emins e nefilims realmente existiram: Em 1979, um túmulo do século primeiro descoberto em Jericó ,tinha um ossuário com o nome "Golias" inscrito. Os restos mortais de um homem indicado 1.90m de altura (6 pés 3 polegadas). "Golias" não era um nome pessoal, mas um apelido. Um papiro escrito por Hori, um escriba egípcio, cerca de 1200 aC alertou os viajantes que GIGANTES viviam ao sul de Megido. ( se você não acredita pesquise na wikipedia:Papyrus Anastasi I)na qual os refaims ou nefilims são chamados de shashu em uma das linhas ele escreveu: "O estreito desfiladeiro está infestado de shashu escondidos sob os arbustos alguns deles são de quatro côvados*, ou de cinco côvados**, da cabeça aos pés, feroz de rosto, seu coração não está leve, e eles não escutam persuasão. * 172m **215m. Em 1985, Jonathan Tubb, curador para a Síria / Palestina no Museu Britânico, iniciou a escavação de Tell es-Saidiyeh perto da fronteira sul de Basã antiga. Entre os achados foram sete esqueletos extraordinariamente altos de cerca de 1200 aC, o mais alto tinha 1,95 metros. André Luiz Marques a existencia de antigos gigantes biblicos está provada.

Anônimo disse...

uma pequena correção um cõvado no egito era 44,9 então 4 cõvados seriam: 179,6cm e 5 côvados: 224,5 o texto diz que os mais altos gigantes chegavam a esse tamanho sendo assim o maior gigante mencionado na biblia era o egipcio morto por benaia resumindo os gigantes biblicos tinham entre 179cm e 224cm ou 229cm. a altura maxima que um gigante pode ter sem ter nenhuma anormalidade é de 2,36m sendo o maior gigante natural da historia Angus MacAskill.

Elyson Scafati disse...

Vamos lá:

Robert Waldow

http://pt.wikipedia.org/wiki/Robert_Wadlow

Quando estava com 12 anos de idade, os médicos descobriram que sua glândula pituitária era hiperativa.

urante anos, porém, teve problemas médicos com o pé. Ele tinha problemas circulatórios nas pernas muito compridas e sentia pouco os pés. Só se dava conta de algum machucado quando se formavam bolhas.

Por causa da má circulação e da ausência do tato, a bolha passou despercebida por vários dias. Uma semana depois, quando chegou a Manistee (Michigan), para fazer uma aparição como convidado, uma infecção fatal se instalara.

Resumindo: era doente.


Angus MacAskill

Pode até ter sido forte e grande como muitos jogadores de basquete que existem por ai e são "gigantes naturais". Todavia, viveu em uma época onde não existia qq acompanhamento médico ou interesse em se verificar se tinha algum problema.

Sua morte não foi esclarecida, embora pareça ter sido encefalite. Voto por edema cerebral causado por tumor pituitário.

Muitos jogadores de basquete são grandes, fortes, saltam e correm bem, mas seus joelhos e calcanhares se comprometem mais que os de alguém de uma estrutura menor e encerram suas carreiras um tanto cedo. Veja " Corpos Exrtraordinários" Gigantes no discovery science (pena não ter no you tube).


André the Giant

http://pt.wikipedia.org/wiki/Andr%C3%A9_the_Giant

Tinha acromegalia e morreu de insuficiência cardíaca congestiva, resultante do crescimento de um tumor secreto - devido ao hormônio do crescimento - que teve ao longo da sua vida.

Resumindo: pode até ter brilhado em sua carreira, mas era doente e teve uma morte precoce.


Giant Silva:

http://en.wikipedia.org/wiki/Giant_Silva

2,12 metros não se trata de uma altura problemática, portanto não é parãmetro para dizer se ser alto em demasia é bom ou ruim. Não há nada dizendo que seja um sujeito com problemas, embora a apar~encia do bacana parecá dizer que ele tenha acromegalia.

Big Show

http://pt.wikipedia.org/wiki/Big_Show


Parece um dos casos de gigante natural, porém nada que um bom trabalho muscular não resolva, de modo a retardar problemas nos joelhos e tornozelos. Nada afirma sobre sua saúde, além de sua altura não ser um absurdo.

Sobre os tais Neflins:

1,9 m não se trata de uma altura absurda, embora para a época antiga parecessem gigantes.

Yao Defen mora na China e mede 2,33 metros. Ela é a mulher mais alta do mundo. Sua altura se deve à um tumor na glândula pituitária, responsável pelo hormônio do crescimento. Yao pesa 200 kg e tem dificuldade para se locomover.

É uma pessoa doente.

Quanto as demais alturas apresentadas nada se aparenta a 2,9m.

Temos os negros watusi:

São a etnia mais alta do mundo e são conhecidos por isso, a altura média é de 1.95m para os homens e de 1.77m para as mulheres, acredita-se que esta altura, é resposta a uma adaptação genética.

Como vê, são gigantes naturais.

Quanto ao limite que coloquei entre 1,85 e 1,95 m, se trata do limite ideal para a altura de um ser humano e não de uma regra que acima de tal intervalo haverá problemas. Se além desta altura a pessoa souber sed exercitar e fortalecer sua musculatura, certamente evitará problemas.

Mas, daí a dizer que a bíblia traz a veracidade sobre gigantes...Não passa de uam interpretação errada para o fato de que eram apenas humanos como uma genética distinta daqueles que afirmaram eles serem gigantes.

Imagine se hebreus entrassem em contato com chineses... Que será que iriam dizer?

Lucas Boni disse...

Ela está certíssima, isso não vem dela, mas está escrito! Deus é amor, mas quem não acreditar no que ele tem, vai ser isso aí mesmo! Sofrimento eterno! Deus não obriga ninguém, mas existem aqueles que não aceitam o sacrifício de Jesus e o colocam de lado, por coisas que vão passar! A própria vida aqui na terra passará!

Lucas Boni disse...

! Deus não irá mudar por vc! Ela só disse o que está escrito! Não saberá o que está perdendo! Jesus morreu por vc meu irmão! E quem não aceita esse sacrifício de coração não tem parte com Deus!

Anônimo disse...

Sem contar que o André bebia MUITO...

Unknown disse...

Bom dia pessoas.
Creio que há muitos equívocos aqui. Vamos ser imparcial?
ok. Com o advento da descoberta do DNA e sua decodificação, ela (genética) confirma muito o que diz o relato bíblico.
A arqueologia tem descoberto restos mortais de gigantes, como esqueletos, ferramentas e armas. Não há como negar.
E, gigantes não foram apenas em Israel.....a população do antigo egito eram ...altos....na américa do norte, méxico, e américa latina tbm tem artefatos, construções megalíticas e esqueletos, como negar?
Agora, a visão 'whitista' é pra bitolar seus seguidores.

Related Posts with Thumbnails
Related Posts with Thumbnails
BlogBlogs.Com.Br